Fim do mito: Março não é o mês com mais incidentes causados pela chuva no Rio

Levantamento do Escritório de Dados da Prefeitura do Rio mostra que, apesar da má fama, março não é o mês do ano em que as chuvas são mais sentidas na cidade

Dia de chuva no Rio de Janeiro - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Historicamente no Rio de Janeiro, se tem a impressão de que o mês de março é o que a Cidade Maravilhosa mais sofre com os estragos causados pelas chuvas, o famoso “águas de março fechando o verão”, trecho imortalizado na na letra de Tom Jobim. Porém, essa sensação quase que unânime entre os cariocas acaba de ser desmistificada através de um estudo feito pelo Escritório de Dados da Prefeitura do Rio.

A análise mostra que apesar da má fama, março não é mês do ano que as chuvas são mais sentidas na cidade. A partir do levantamento mensal de incidentes foi possível constatar que fevereiro, é o período com mais ocorrências registradas na capital fluminense.

Ao todo, 567 ocorrências como enchentes, alagamentos, bolsões e lâminas d’água foram registradas apenas nos meses de março de cada ano, contra um total de 577 em dezembro e 731 em fevereiro, mês em que a cidade costuma ter mais ocorrências. Na realidade, apenas em 2019, o número de eventos no terceiro mês foi maior que no restante do ano, um total de 194. 

Os dados mostram também que o maior problema fruto de chuvas é o surgimento de bolsões d’água nas vias públicas, fenômeno onde grandes buracos com água  atrapalham principalmente os motoristas. Em cinco anos, 3.149 bolsões, foram registrados nas vias da cidade.

Enchentes e alagamento aparecem em segundo lugar, 417 ocorrências registradas. Já as lâminas, que ocorrem quando uma camada fina de água na pista aparece em vias e dificulta o controle dos freios de um veículo, estão em terceiro no ranking, com 144 incidentes.

Segundo o levantamento, as chances de algum destes problemas aparecerem aumenta em mais de 75%, caso a precipitação registrada seja igual ou maior que 120 milímetros de chuva.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Na verdade…cada vez chove menos no Verão Carioca…Os últimos Verões…sobretudo o último…houve uma incidência quase nula de chuvas, na cidade. Nossos verões além de terrivelmente quentes…estão se tornando cada vez mais secos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui