Fiocruz deve começar a produzir vacina AstraZeneca no dia 20/01

Através de um acordo de transferência de tecnologia para processar o IFA, será produzido o primeiro milhão de doses, no Complexo Industrial de Bio-Manguinhos

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que a produção da vacina AstraZeneca/Oxford no Brasil, previne contra a covid-19, deve começar no dia 20 deste mês, uma vez que os ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) importados já estão no Brasil.

PUBLICIDADE

Através de um acordo de transferência de tecnologia para processar o IFA, será produzido o primeiro milhão de doses, no Complexo Industrial de Bio-Manguinhos, da Fiocruz, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que deve ser entregue ao Ministério da Saúde entre 8 e 12 de fevereiro.

A estimativa é que a Fiocruz produza a vacina em escalas cada vez maiores nas semanas seguintes. A partir de 22 de fevereiro, Bio-Manguinhos deve entregar 700 mil doses diárias ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Através de um acordo entre o governo federal, a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford estima-se que 100,4 milhões de doses do imunizante serão produzidas com o IFA no primeiro semestre de 2021. No segundo semestre, a Fiocruz vai nacionalizar a produção do IFA, o que permitirá entregar mais 110 milhões de doses ao PNI.

Uso emergencial

A Fiocruz deve apresentar nesta sexta-feira (8) o pedido de uso emergencial de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cuja importação o governo negocia com a Índia, país do Instituto Serum, maior produtor de vacinas do mundo e onde a vacina AstraZeneca/Oxford é produzidas Com o pedido protocolado e aprovado pela Agência, o início da vacinação poderá ocorrer ainda em janeiro.

As negociações para a importação estão avançadas e as doses devem custar 5,25 dólares cada uma, totalizando R$ 60 milhões, incluídos os custos com a operação (etiqueta e bula), armazenagem e transporte das vacinas.

O registro definitivo da vacina AstraZeneca/Oxford no Brasil ainda está em avaliação na Anvisa, e a previsão da Fiocruz é que todos os documentos necessários para a aprovação sejam entregues até o dia 15 de janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Fiocruz deve começar a produzir vacina AstraZeneca no dia 20/01ddr newsletter Fiocruz deve começar a produzir vacina AstraZeneca no dia 20/01

1 COMENTÁRIO

  1. E Viva, mais uma vez nossa FIOCRUZ e seu grande corpo técnico-científico! Fundação criada em 25 de Maio de 1900, com nome do grande Oswaldo Gonçalves Cruz, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Fundação que já cumpriu na história papéis importantes no segmento da Farmacologia e em prol da Saúde dos brasileiros.

    A torcida é que a FIOCRUZ através principalmente da parceria com a Universidade Oxford venha não só a Vacina da Oxford-Astrazeneca, mas na medida que ampliar para Fábrica de vacinas, que vai ser a a maior da América Latina, instalada no Distrito Industrial de Santa Cruz, o Rio de Janeiro ganhe novamente sua posição perdida de anos atrás, um dos maiores pólos brasileiros de Farmacologia do Brasil.

    Viva a vacina inicial da Oxford que vem da Índia, — este grande país voltado à indústria farmacêutica.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui