Fiocruz é candidata a Patrimônio Mundial pela Unesco

Com bens que remontam a 180 milhões de anos, o local abriga não apenas a memória da formação geológica da Terra, mas também registros arqueológicos da presença humana no passado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Jeferson Mendonça

O conjunto histórico da Fiocruz, localizado às margens da Avenida Brasil, em Manguinhos, está prestes a se tornar Patrimônio Mundial pela Unesco. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi recentemente incluída na lista indicativa da Unesco, juntamente com a Chapada do Araripe, abrangendo áreas dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

A inclusão na lista indicativa é um passo crucial e obrigatório para qualquer bem iniciar o processo de reconhecimento como Patrimônio Mundial Cultural, Natural ou Misto. O conjunto histórico de Manguinhos é reconhecido por sua importância não apenas como um marco da ciência e da saúde pública brasileira, mas também por seu valor histórico e arquitetônico.

Com bens que remontam a 180 milhões de anos, o local abriga não apenas a memória da formação geológica da Terra, mas também registros arqueológicos da presença humana no passado. Este rico patrimônio cultural e natural precisa permanecer na lista indicativa da Unesco por um ano antes que qualquer formalização de candidatura oficial seja feita ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco.

Margareth Menezes, ministra da Cultura, destaca a importância dessa oportunidade única para o Brasil: “Temos uma oportunidade ímpar de compartilhar os patrimônios do Brasil numa vitrine mundial. Somos ricos, plurais e temos muito a oferecer. E a cada vez que mostramos essas nossas belezas naturais, fortalecemos a nossa cultura”.

Advertisement

Atualmente, o Brasil conta com 23 Patrimônios Mundiais, divididos entre Patrimônio Mundial Cultural, Natural e Misto. Esses locais, definidos pela Convenção de 1972 da Unesco, podem incluir edificações, conjuntos urbanos, monumentos, paisagens culturais, biomas e áreas de alta importância ambiental.

Entre esses 23 locais, 15 são reconhecidos como Patrimônio Mundial Cultural, sete como Patrimônio Mundial Natural e um como Patrimônio Mundial Misto. Com a inclusão da Fiocruz na lista indicativa da Unesco, o Brasil fortalece ainda mais sua presença no cenário internacional, destacando a riqueza e diversidade de seu patrimônio cultural e natural.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fiocruz é candidata a Patrimônio Mundial pela Unesco
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui