A Fiocruz divulgou nesta sexta-feira (29/10) uma nota técnica contendo orientações e recomendações para o retorno das atividades escolares presenciais. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da instituição dedicado à Covid-19, e aponta a vacinação como ponto central para flexibilização das medidas sanitárias.
De acordo com o documento, só é possível pensar na volta das atividades escolares presenciais, pois o país já tem mais de 100 milhões de pessoas com a vacinação completa, uma diminuição do número de casos, internações e óbitos, aumento da capacidade de leitos livre na rede hospitalar e aumento progressivo da cobertura vacinal de funcionários da educação e adolescentes acima de 12 anos de idade.
Entre as orientações estão as seguintes recomendações:
- A importância da ventilação em ambientes fechados para redução da transmissão do vírus;
- Dividir a educação infantil em pequenos grupos, já que não é possível manter o distanciamento neste segmento e os estudantes não estão vacinados;
- Da importância do uso de máscaras em transportes públicos e ambientes fechados, sempre cobrindo nariz e boca;
Apesar de recomendar o retorno presencial das atividades escolares, o documento alerta para o fato de que a transmissão do vírus da Covid-19 muda de acordo com a variante dominante na comunidade e com a taxa de cobertura vacinal. Por isso, ainda é necessário a avaliação e implementação de medidas de biossegurança e vigilância em saúde.