Firjan leva empresários ao Congresso para defender prioridades da indústria fluminense

Em Brasília, comitiva da Firjan apresenta ao Congresso Nacional as prioridades legislativas para o setor industrial em 2025; entre elas, licenciamento ambiental, IA, economia circular e reforma tributária.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
(Divulgação)

Mais de 30 empresários fluminenses participaram, nesta terça-feira (25), do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2025, no Congresso Nacional, em Brasília. A comitiva foi levada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com o objetivo de apresentar aos parlamentares federais os projetos considerados essenciais para o desenvolvimento da indústria fluminense.

PUBLICIDADE

A Agenda é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com federações estaduais, e reúne os Projetos de Lei em tramitação no Congresso que têm maior relevância para o setor. A Firjan, por sua vez, construiu sua lista de prioridades após ouvir empresários de todas as regiões do estado. De 283 projetos analisados, 76 foram priorizados e 31 inseridos na Agenda da Indústria 2025.

“Esse é um amplo trabalho da indústria brasileira em que a Firjan tem uma participação bastante relevante. É uma importante forma de nos engajarmos com o Poder Legislativo nacional em defesa do crescimento do setor industrial do estado do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Entre os temas destacados estão o Marco da Inteligência Artificial, a Política Nacional de Economia Circular, o Marco Legal do Licenciamento Ambiental, a Modernização da Lei do Bem e medidas tributárias e de comércio exterior. A lista completa de prioridades está disponível no site www.firjan.com.br.

“A Firjan estar no Congresso com um grupo de empresários para uma ocasião como essa é de suma importância para potencializar nosso protagonismo na construção de políticas públicas. O alinhamento com o Poder Legislativo é essencial para que possam avançar projetos fundamentais para o desenvolvimento do setor industrial”, destacou Mauro Alvim, presidente do Sindmetal Nova Friburgo e representante da regional Centro-Norte Fluminense da Firjan.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, também ressaltou o impacto do diálogo entre o setor produtivo e o Legislativo. “Essa colaboração estratégica entre setor público, indústria e sociedade tem consolidado um ambiente propício para a melhoria das condições de vida dos brasileiros”, afirmou.

Durante a missão em Brasília, os empresários ainda se reuniram com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, para discutir o apoio aos pequenos negócios — outro eixo de atuação da Firjan.

“Não se pode depender tudo de uma única atividade. As comodities são importantes, mas a indústria tem capacidade de se reinventar, e os pequenos negócios têm grande capacidade de geração de empregos, por isso são muito importantes”, afirmou o ministro durante o encontro com os representantes da indústria fluminense.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Firjan leva empresários ao Congresso para defender prioridades da indústria fluminenseddr newsletter Firjan leva empresários ao Congresso para defender prioridades da indústria fluminense

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui