Mais de 30 empresários fluminenses participaram, nesta terça-feira (25), do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2025, no Congresso Nacional, em Brasília. A comitiva foi levada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com o objetivo de apresentar aos parlamentares federais os projetos considerados essenciais para o desenvolvimento da indústria fluminense.
A Agenda é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com federações estaduais, e reúne os Projetos de Lei em tramitação no Congresso que têm maior relevância para o setor. A Firjan, por sua vez, construiu sua lista de prioridades após ouvir empresários de todas as regiões do estado. De 283 projetos analisados, 76 foram priorizados e 31 inseridos na Agenda da Indústria 2025.
“Esse é um amplo trabalho da indústria brasileira em que a Firjan tem uma participação bastante relevante. É uma importante forma de nos engajarmos com o Poder Legislativo nacional em defesa do crescimento do setor industrial do estado do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Entre os temas destacados estão o Marco da Inteligência Artificial, a Política Nacional de Economia Circular, o Marco Legal do Licenciamento Ambiental, a Modernização da Lei do Bem e medidas tributárias e de comércio exterior. A lista completa de prioridades está disponível no site www.firjan.com.br.
“A Firjan estar no Congresso com um grupo de empresários para uma ocasião como essa é de suma importância para potencializar nosso protagonismo na construção de políticas públicas. O alinhamento com o Poder Legislativo é essencial para que possam avançar projetos fundamentais para o desenvolvimento do setor industrial”, destacou Mauro Alvim, presidente do Sindmetal Nova Friburgo e representante da regional Centro-Norte Fluminense da Firjan.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, também ressaltou o impacto do diálogo entre o setor produtivo e o Legislativo. “Essa colaboração estratégica entre setor público, indústria e sociedade tem consolidado um ambiente propício para a melhoria das condições de vida dos brasileiros”, afirmou.
Durante a missão em Brasília, os empresários ainda se reuniram com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, para discutir o apoio aos pequenos negócios — outro eixo de atuação da Firjan.
“Não se pode depender tudo de uma única atividade. As comodities são importantes, mas a indústria tem capacidade de se reinventar, e os pequenos negócios têm grande capacidade de geração de empregos, por isso são muito importantes”, afirmou o ministro durante o encontro com os representantes da indústria fluminense.