A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) intensificaram as ações de fiscalização e controle urbano durante o sábado (1º), garantindo a segurança nas ruas do Rio durante a segunda noite de desfiles da Série Ouro e a passagem dos blocos de rua. As operações tiveram foco nas zonas Sul e Central, onde há maior concentração de foliões, além do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Durante a fiscalização, agentes da SEOP apreenderam centenas de produtos irregulares, entre eles bebidas diversas e garrafas de vidro, cuja comercialização é proibida por motivos de segurança. Além disso, foram recolhidos um crachá de identificação e um colete de ambulante que estavam sendo utilizados indevidamente no Cordão do Bola Preta, um dos maiores blocos do Carnaval carioca. A irregularidade será investigada pela Polícia Civil para apurar possível comercialização indevida de licenças para ambulantes.
Nas operações de trânsito, as equipes aplicaram 243 autuações por estacionamento irregular e outras infrações, além de realizar a remoção de 47 veículos. Guardas municipais também intervieram em seis tumultos e prestaram 16 atendimentos a foliões que passaram mal.