Flamengo e Vasco foi o clássico carioca com maior média de público entre 2007 e 2019

Os dados são do Transfermarkt e foram analisados pelo Instituto Rio21

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Instituto Rio21 analisou dados do Transfermarkt sobre partidas de futebol do campeonato brasileiro entre 2003 e 2020. Em especial, trazemos informações das partidas em que os 4 principais times cariocas (Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo) estiveram em campo. Os dados foram disponibilizados pela Base dos Dados.

Segundo pesquisa recente realizada pelo O GLOBO/Ipec, reforçou a magnitude das torcidas dos times cariocas. Os dados coletados mostram que o Flamengo tem a maior torcida do país, ao passo que o Vasco possui a quinta maior. Botafogo e Fluminense ocupam a 13ª e a 15ª posições, respectivamente.

O padrão identificado pela pesquisa do Ipec fica bastante evidente quando analisamos as partidas travadas entre os times cariocas. Por exemplo, são nas partidas entre Flamengo e Vasco – times com as duas maiores torcidas do Rio – que a média de público atinge seu ápice.

image 26 Flamengo e Vasco foi o clássico carioca com maior média de público entre 2007 e 2019
Média de público nas partidas travadas entre os 4 principais times cariocas entre 2007 e 2019. Fonte: Transfermarkt. Elaboração: Instituto Rio21.

O gráfico abaixo mostra o público médio das partidas, entre 2007 e 2019, em que o time mandante era um dos 4 grandes times cariocas. Esse número considera também os torcedores do time adversário, mas, como o time que jogava em casa era carioca, é de se esperar que a maior parte dos torcedores seja de um desses times.

Advertisement
image 27 Flamengo e Vasco foi o clássico carioca com maior média de público entre 2007 e 2019
Média de público nos jogos em que um dos principais times cariocas era mandante, entre 2007 e 2019. Fonte: Transfermarkt. Elaboração: Instituto Rio21.

Isso é especialmente notável no caso do Flamengo: quando o rubro-negro foi o time mandante, o público médio contou com mais de 30 mil torcedores no estádio.

O Rio de Janeiro é uma cidade cujo dia a dia é marcado profundamente pelo futebol. A análise dos dados, tanto do Transfermarkt quanto do Ipec, reforçam que os cariocas são muito ligados ao futebol e participam ativamente das torcidas dos principais times da cidade. Além disso, o futebol é uma atividade muito importante para o município, movimentando a economia e gerando empregos direta e indiretamente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Flamengo e Vasco foi o clássico carioca com maior média de público entre 2007 e 2019
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui