O Flamengo encerra 2024 confirmando seu poderio financeiro. Um levantamento inédito do Bolavip Brasil revelou que a folha salarial do clube já se equipara à dos 50 clubes mais ricos da Europa.
Com gastos anuais de 51,5 milhões de euros em salários, o Flamengo ocupa a 45ª posição em um ranking de 234 times de 12 países, incluindo as principais ligas europeias. O clube carioca supera todos os clubes de Portugal, Holanda e Bélgica, e só fica atrás de Galatasaray, Fenerbahce e Besiktas na Turquia.
Se jogasse na França, o Flamengo teria a quinta maior folha salarial. Na Alemanha, seria o sétimo, na Itália, o nono, e na Espanha, o sexto. Na Inglaterra, apenas Brentford e Ipswich Town teriam folhas inferiores.
Clubes europeus com folha salarial menor que a do Flamengo:
- Benfica (POR) – 50,2 milhões de euros
- Villarreal (ESP) – 43,7 milhões de euros
- Lille (FRA) – 40,9 milhões de euros
- Ajax (HOL) – 40,2 milhões de euros
O levantamento reforça a liderança do Flamengo nas Américas. O clube supera o Monterrey (MEX), com 31,7 milhões de euros, e o Inter Miami (EUA), com 28 milhões de euros.
Além do Flamengo, outros oito clubes brasileiros aparecem entre os 100 com maiores folhas salariais: Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Internacional, São Paulo, Fluminense e Grêmio.