Jogando em Guayaquil, o Flamengo venceu o Athletico-PR por 1×0 e se sagrou campeão da Copa Libertadores pela terceira vez em sua história. O gol do título foi marcado pelo atacante Gabigol, que marcou pela quarta vez, em três finais de Libertadores com a camisa do Rubro-Negro carioca.
O atacante alcançou uma marca histórica. Superou Pelé e igualou Zico na lista de brasileiros com mais gols em finais na competição internacional. O líder é Coutinho, do Santos, com cinco.
O Jogo
O Flamengo começou o jogo meio inseguro, e viu o time paranaense ter as melhores chances nos primeiros 20 minutos. Após esse período de turbulência, a equipe carioca foi se acertando em campo e passou a ter mais posse de bola.
No final do primeiro tempo, aconteceu o lance que decidiria a partida, o zagueiro Pedro Henrique, do Athletico-PR, levou o segundo amarelo e acabou sendo expulso. Logo em seguida, Gabigol recebeu cruzamento da direita de Everton Ribeiro e só escorou pro gol. Foi o tento do título.
No segundo tempo, o time teve algumas chances, desperdiçou contra-ataques e foi pouco ameaçado pelo Furacão, que não teve forças para buscar o empate.
Agora, o Flamengo irá disputar o Mundial de Clubes, onde, provavelmente irá enfrentar o Real Madrid.