No domingo, 20 de outubro, o Coletivo Kalundú realizará a primeira edição da FLIT – Festa Literária de Terreiro, um evento que busca valorizar a literatura de terreiro e fortalecer o diálogo sobre as tradições de matriz africana. O evento contará com autores, editoras, livrarias e comunidades tradicionais, com o objetivo de destacar o papel da literatura na preservação de nossas práticas ancestrais.
A FLIT integra a programação do Congresso da Juventude de Terreiro e soma com o Festival Povo de Pemba, que acontece no mês que vem.
Nas mesas de debate, estarão lideranças como Mãe Márcia Marçal, Ya Wanda d´Omulu, Márcio de Jagun e Pai Alessandro d´Oxóssi (este colunista), além de outros autores e sacerdotes das tradições afro-brasileiras. A proposta é oferecer um espaço de troca e fortalecimento cultural.
O evento também terá, pela manhã, o Espaço Erê, com atividades voltadas para as crianças, como contação de histórias e oficina de comidas tradicionais. O Ajeum será servido até às 13h, e editoras e livrarias estarão presentes com livros sobre cultura de terreiro. O encerramento será com o grupo Awurê, trazendo música e encerrando o dia com Axé.
Além das mesas de discussão, haverá uma área destinada aos autógrafos, com lançamentos de livros e outras atrações durante toda a programação.
Serviço:
Data: 20 de outubro (domingo)
Local: GRES Estácio de Sá
Horário: A partir das 10h
Entrada: Gratuita
Produção: Coletivo Kalundú
Circuito: Congresso da Juventude de Terreiro