Fluminense Football Club – 106 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Fluminense Eterno Amor por Gabriela Dias Tantas coisas acontecendo essa semana, que quase que esqueço de falar sobre um time carioca que completou no último dia 21 de julho, 106 anos.

É claro que estou falando do tradicional Tricolor das Laranjeiras, o querido Fluminense Football Clube. O time do tradicional pó de arroz.

O Fluminense Football Club foi fundado no ano de 1902, sendo a primeira associação fluminense fundada para o futebol. O tricolor carioca é inclusive é mais antigo clube brasileiro, criando exclusivamente a pratica do futebol.

Advertisement

O clube foi fundado por Horácio Costa dos Santos, e teve como seu primeiro presidente Oscar Cox.

Inicialmente o uniforme era o branco e cinza. Apesar de seus fundadores serem cariocas, o clube tinha entre seus sócios muitos estrangeiros, principalmente de origem alemã e britânica.

Foi no ano de 1904 que o clube passou a adotar as tradicionais cores verde, branco e grená. Que inclusive são imortalizadas no hino composto pelo tricolor Lamartine Babo.

Por falar em tricolores ilustres. O Fluminense talvez seja o time carioca que mais tem personalidades como torcedores: João Havelange, Lamartine Babo, Elis Regina, Chico Buarque, Cartola, Arthur Moreira Lima, Arthur da Távola, Bibi Ferreira, Dado Villa Lobos, Evandro Mesquita, Ivan Lins, Pedro Bial, Jô Soares, Mario Lago, Nelson Rodrigues, José Carlos Araújo, J. Silvestre, Moacir Franco, Gilberto Gil, Bibi Ferreira, Valter e Ema D’ávila, Suzana Werner, Fernanda Rodrigues, Zilka Sallaberry, Silvio Santos, Antônio Ermírio de Moraes, Paulo Henrique Amorim, Sérgio Chapelin, Gérson, Hugo Carvana, Dora Vergueiro, Roberto Marinho.

O Fluminense tem uma relação muito próxima com a seleção brasileira, além de ter o tricolor Carlos Alberto Parreira como um dos seus grandes técnicos, inclusive campeão mundial. O Flu é o quinto clube brasileiro que mais cedeu jogadores para a seleção canarinho em Copas do Mundo, sendo ao todo 30 convocações.

O Estádio das Laranjeiras inclusive foi a primeira sede da Seleção Brasileira. Sendo que esta permaneceu invicta durante os 18 jogos que disputou no centenário campo. Uma outra curiosidade é que a primeira partida do Campeonato Carioca foi realizado no dia 3 de maio de 1906, também nas Laranjeiras.

Uma das marcas ou melhor místicas que rondam a história tricolor é o famoso apelido pó de arroz. Existem muitas histórias sobre a origem do mesmo. Mas como já havíamos falado aqui no Diário do Rio, a mais verídica talvez seja a que remonta ao ano de 1914. No qual o Fluminense, atuava numa época em que os negros não eram aceitos nos clubes da Zona Sul carioca – apenas o Bangu utilizava jogadores negros – assim, o tricolor contratou o meia Carlos Alberto, um mulato, que pertencia ao América. Segundo a história, o jogador passava pó-de-arroz no corpo para disfarçar a cor e ser bem aceito nas Laranjeiras, e que num jogo contra o seu ex-clubes, os torcedores adversários perceberam o truque e começaram a gritar “pó-de-arroz”. Mas o feitiço teria virado contra o feiticeiro, pois os tricolores, em vez de se revoltarem com a brincadeira, teriam adotado o apelido.

Segundo o site do clube, destacam-se entre as principais conquistas tricolores: 30 Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil (2007), II Copa Rio invicto (Mundial Interclubes), Taça de Prata (1970), Campeonato Brasileiro (1984), 2 Torneios Rio-São Paulo e a Taça Olímpica (o Fluminense é o único clube latino americano detentor desta Taça, equivalente ao prêmio Nobel do esporte, instituído pelo Barão de Coubertin – criador dos Jogos Olímpicos).

São tantas histórias e estórias sobre o Tricolor das Laranjeiras, o querido Flusão, o nosso Flu. Que poderia escrever um post quilométrico.

Fica aqui o parabéns atrasado, mas de coração, para o time tanta vezes campeão, que encher de orgulho e tradição o futebol carioca e do Brasil.

Saudações tricolores.

Fluminense Eterno Amor por Gabriela Dias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fluminense Football Club - 106 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui