Flup, que acontece neste sábado, homenageia Lima Barreto e Machado de Assis

Na ocasião, os visitantes poderão assistir a apresentações culturais, rodas de samba, debates e lançamento de um livro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cais do Valongo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Com o tema “Mundo da palavra, palavra do mundo”, será realizada, neste sábado (13), a partir das 10h, a 13ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup). O evento, que acontece na Gamboa, vai homenagear os escritores Machado de Assis e Lima Barreto. Na ocasião, os visitantes poderão assistir a apresentações culturais, rodas de samba, debates e lançamento de um livro. O destaque vai para a presença de Gilberto Gil, que participará de um debate com Haroldo Costa, ator, produtor cultural e escritor.

A Flup acontece no dia 13 de maio, dia do nascimento de Lima Barreto (1881-1922), da Abolição da Escravatura e do Preto-Velho – na tradição umbandista.

“Vamos fazer esta celebração para evocar os pretos e pretas-velhas ancestrais, pedindo licença para incluir Lima e Machado (que nasceu na região), e festejar também os mais velhos e mais velhas que com sua obra e genialidade continuam hoje a nos ensinar o que é o Brasil”, afirmou Julio Ludemir, diretor-fundador da Flup.

Mãe Beata de Iemanjá (1931-2017), matriarca do candomblé, também será homenageada na Flup deste ano. Na Festa estarão reunidas mais de 20 iyalorixás, herdeiras da matriarca, que teve forte atuação em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Advertisement

“Com Mãe Beata, a Flup quer chamar atenção para a força da cultura oral afrobrasileira, que se desdobra em outras escritas e literaturas e chega até aos slams, a poesia falada. Com Mãe Beata, queremos dar a importância devida ao modo como iyalorixás e babalorixás passam conhecimento e sabedoria para seus filhos e filhas”, comentou Daniele Salles, porta-voz do evento.

A programação da Flup tem início às 10h, na Praça do Cais do Valongo – conhecida como Pequena África – com o cortejo do Afoxé Filhos de Gandhy. Às 11h, acontece o desfile do bloco Prata Preta, que sobe a Ladeira do Livramento rumo à Arena Samol, onde será realizada apresentação de candomblé Mãe Glória. Ao meio dia, será servida a feijoada, com o lançamento do livro “Quilombo do Lima”, em seguida.

Às 16h15 será dramatizado o conto “Través”, de Luciano Nascimento, um dos textos reunidos no “Quilombo do Lima”. A direção fica a cargo do dramaturgo Márcio Januário. Às 17h, acontece o debate entre Gilberto Gil e Haroldo Costa, na mesa “Quem me deu régua e compasso”, que será mediada pela escritora Eliana Alves Cruz. Às 19h, o samba de roda toma conta da programação com Dona Zélia do Prato. Em seguida, sobem ao palco a escola de samba Vizinha Faladeira, com a bateria e o intérprete Enzo Belmonte. Às 21h, a programação da Flup é encerrada com a apresentação do grupo Samba do Caboclo. Os intervalos do evento serão comandados pela DJ Bieta e o Slam das Minas.

Serviço:

A Arena Samol, onde acontecem os debates, fica na Rua Costa Barros, 34 (Ladeira do Livramento), na Gamboa, Zona Portuária do Rio.

A entrada é franca. A programação completa está disponível no site.

As informações são do jornal O Dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Flup, que acontece neste sábado, homenageia Lima Barreto e Machado de Assis
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Flup, que acontece neste sábado, homenageia Lima Barreto e Machado de Assis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui