FLUPP Rio de Janeiro será na Maré

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

FLUPP Brasil

Em sua última etapa a FLUPP Brasil, evento criado por Ecio Salles, Julio Ludemir, Luiz Eduardo Soares e Heloísa Buarque de Holanda, volta para o Rio de Janeiro, cidade onde surgiu, em 2012. Nos dias 5, 6 e 7 de junho, a Favela da Maré será ocupada por escritores do Brasil e de outros quatro países para um grande debate sobre a diversidade. O evento, uma parceria com a Firjan, o Instituto Goethe e Consulado Francês, conta com a participação de 18 escritores alemães que vão integrar o time de escritores para a pelada de abertura, na própria comunidade.

Aqui Ninguém é Alemão

No dia 5 de junho, 18 escritores alemães participarão da pelada Aqui Ninguém é Alemão, que abrirá a etapa Rio de Janeiro. O jogo terá de um lado um time integrado por escritores brasileiros e alemães e do outro uma equipe formada por funkeiros, ativistas e moradores de diversas comunidades do Complexo da Maré. Ao final da partida, acontecerá uma roda de leitura de textos em que autores brasileiros e alemães relatam as estratégias criadas para fazer com que seus filhos torçam pelo mesmo time que eles. O projeto é fruto de uma parceria construída na Feira de Frankfurt, durante a qual esses mesmos escritores leram textos em que relatam como se tornaram torcedores. Os jogos têm como objetivo usar a popularidade do futebol para formar novos leitores em ambos os países.

Autores

Entre os autores convidados para a etapa Rio de Janeiro da FLUPP Brasil estão Lucas Bernd Vogelsang, da Alemanha; Muriel Diallo, da Costa do Marfim; Alessandra Vannucci, da Itália, e Fabián Casas, da Argentina. Entre os brasileiros estão confirmadas as participações de Chacal, Tatiana Salem Levy, Marcus Vinicius Faustini e Francisco Bosco. As palestras sobre Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda e Mário de Andrade serão ministradas, respectivamente, por Marcos Alvito, Paulo Ribeiro, Bernardo Buarque de Holanda e Eduardo Jardim.

Lucas Vogelsang– o escritor nasceu em Berlim, em 1985, e formou-se como repórter na escola Zeitenspiegel Reportageschule Günter Dahl, em 2007. Atualmente, Vogelsang escreve para publicações como o jornal Tagesspiegel, a revista Playboy e o jornal ZEIT. Em 2010, recebeu o prêmio Henri Nannen, pelo liveticker 11FREUNDE e, em 2013, conquistou o prêmio alemão de repórter pela sua reportagem “Sie nannten sie Titten-Gitty”, no Tagesspiegel.

Muriel Diallo é um dos maiores nomes da literatura africana para o público infantil e juvenil. Pintora, ilustradora, autora de livros para crianças, romancista e contadora de histórias, desde os anos 1990, Muriel escreve e ilustra livros de diversos autores de seu país e internacionais. Sua obra já foi publicada por oito editoras africanas e francesas. A escritora recebeu, em 2012, o prêmio Saint-Exupéry-Valeurs Jeunesse.

Alessandra Vannucci é formada em Dramaturgia pela Universidade de Bolonha (Itália), doutora em Letras pela PUC-Rio e professora adjunta de Teoria Teatral da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desde 1996 dá oficinas de Teatro do Oprimido em universidades (Genova, Imperia, Bolonha, Roma), redes de solidariedade (Lilliput, Arci, Giolli, COOP) e escolas de formação profissional em Artes Cênicas como a Accademia d’Arte Drammatica (Roma), FormArt (Salerno) e Muvita (Arenzano).

Fabián Casas é poeta, romancista, ensaísta, jornalista e uma das principais figuras da chamada “Geração de 1990” na Argentina, movimento literário que refletia sobre o contexto político do período através de versos e alegorias de que participavam também José Villa , Daniel Durand e Dario Rojo. Fabian publicou ” Tuca “, seu primeiro livro, designado como o emblema de um fluxo de objetivista. Em 2007, ele recebeu, na Alemanha, o Prêmio Anna Seghers. Uma antologia de seus poemas foi publicada na Alemanha em 2009.

Apresentada pelo BNDES, a FLUPP Brasil é uma realização da Associação Cultural de Estudos Contemporâneos (ACEC) e tem a parceria, no Rio de Janeiro, Firjan, Instituto Goethe e Consulado Francês.

Serviço – Aqui Ninguém é Alemão

Data – 5 de junho
Horário – 16h (pelada) e 19h (roda de leitura)
Campo da Paty – Rua Sargento Silva Nunes, S/N, Nova Holanda – Maré

Serviço – FLUPP Brasil – Etapa Rio de Janeiro

Datas – 6 e 7 de junho
Horário – de 14h às 19h30
Endereço – Galpão Bela Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré). O galpão fica ao lado do CAM e está localizado entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp FLUPP Rio de Janeiro será na Maré

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui