FM O DIA completa 25 anos, com resultados históricos no segmento

Com atividades promocionais bem elaboradas, a FM O Dia leva o ouvinte a ter a percepção de que está presente em todos os lugares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Motoristas têm no rádio um grande aliado para circular na cidade / Foto por Amanda Mills, USCDCP de Pixnio

A emissora mais alegre do dial carioca, a FM O Dia FM (100.5) completou 25 anos de atividades, nesta terça-feira (13), com números que impressionam o panorama do rádio nacional. A emissora concentra o maior número de ouvintes únicos do Brasil, atingindo um público de 3.4 milhões de pessoas em 30 dias, no FM e na Web, segundo a Kantar IBOPE Media. Com a marca, a FM O DIA se posiciona entre os maiores valores globais para uma estação de rádio em FM, resultado semelhante ao alcançado em seus momentos de pico pela Lite FM 106.7, de Nova York (EUA), estação considerada um dos maiores alcances globais, segundo o site tudoradio.com.

De acordo com o site, os números relacionados à audiência da FM O DIA são impressionantes, uma vez que são os maiores valores médios para uma FM nacional, levando em consideração somente uma estação, excetuando as que atuam em rede.

– 233 mil ouvintes por minuto no horário de 05h a 00h (FM+WEB/todos os dias e locais);

– 283 mil no horário de 06h a 19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira)

Advertisement

– Aproximadamente 300 mil no horário de 07h a 19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Em dezembro de 2021, a FM O Dia já ocupava a vice-liderança geral de audiência no horário entre 05h e 00h (FM+WEB/todos os locais/trimestre setembro a novembro de 2021), contando com um alcance de 3.1 milhões de ouvintes, resultado que evidenciava a emissora como o maior alcance do rádio brasileiro.

Se não existe uma fórmula única para o sucesso, a FM O DIA seguiu um padrão próprio apoiado em várias frentes de atuação. A rádio trabalha de maneira firme e consistente o seu nicho promocional na cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana do Estado, com atuações nas ruas, promoções de eventos, realização de shows, além de uma abordagem na mobilização da audiência com uma série de especiais em sua grade, entre outros pontos de planejamento estratégico. A força promocional da FM O Dia leva o ouvinte a ter a percepção de que a emissora está em todos os lugares, o que faz da marca algo irresistível.

Outro ponto forte da emissora é o fato de ela ter um conteúdo artístico muito bem alinhado com seu perfil, configurando um DNA inconfundível.

Mas o sucesso da emissora deve-se também aos ouvintes cariocas que, segundo a Kantar IBOPE Media, possuem um maior tempo médio de escutas de rádio entre as 13 regiões pesquisadas, ou seja, os ouvintes da Praça Rio são grandes consumidores do veículo.

Além disso, como é reconhecido pelo mercado, a FM O Dia detém um dos melhores sinais em FM do Rio de Janeiro aliado a uma boa qualidade de áudio, transmitido a partir do Morro do Sumaré. Os cuidados com as várias frentes de difusão de conteúdo, com a utilização das ferramentas existentes no digital, através de portal, aplicativo e streaming, também reforçam o diferencial da emissora, que, em 2011, se mudou para uma moderna estrutura na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.

Pesquisa revela: Brasileiro adora ouvir rádio

A pesquisa Inside Radio 2022 realizada pela Kantar IBOPE Media, para as comemorações do centenário do rádio no Brasil e do Dia Nacional do Rádio, em 25/09 setembro, verificou que o veículo é ouvido por 83% da população brasileira, nas 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa. Os números revelam que entre 3 a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias, durante um tempo médio de 3h58 por dia. Outro dado relevante é que 7,4 milhões de pessoas ouvem o meio via web, o que representa um avanço de 85% em relação à 2019, com uma escuta média de 2h45.

De acordo com a pesquisa, o perfil do ouvinte de rádio é muito similar ao da população brasileira. A informação demonstra que o veículo é ouvido em praticamente todos os grupos sociais e etários do Brasil. Segundo a Kantar, 63% dos ouvintes têm no rádio o seu grande companheiro no lar, 30% ouvem rádio no carro, 12% em outros locais, 9% em algum trajeto e 3% no trabalho.

Outro dado importante verificado no Inside Radio 2022 está relacionado à modernização do consumo do veículo: 80% dos ouvintes disseram que ouvem o rádio pelo receptor comum – inclusive no rádio do carro; 26% no celular; 4% em outros equipamentos e 3% no computador, sendo que a audiência pode utilizar mais de uma forma para ouvir o veículo durante a sua jornada diária. Os números demonstram que o rádio é um meio altamente adaptável e de grande relevância em um País de dimensões continentais como o Brasil.

As informações são do site tudoradio.com.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp FM O DIA completa 25 anos, com resultados históricos no segmento
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui