Na cidade do Rio de Janeiro, um dos locais mais visitados do mundo, segundo maior PIB do Brasil, 489 mil pessoas passam fome. São 7,9% das casas da capital fluminense nesta inaceitável situação. É o que mostram os dados inéditos do I Inquérito sobre a Insegurança Alimentar no município. O DIÁRIO DO RIO vai publicar, ao longo dos próximos dias, a série de matérias Fome na Cidade Maravilhosa, que mostrará diferentes aspectos deste grave problema.
O Mapa da Fome da Cidade do Rio de Janeiro revela, também, que cerca de 2 milhões de moradores da capital do estado convivem com algum grau de insegurança alimentar (seja leve, moderada ou grave).
O Mapa da Fome da Cidade do Rio de Janeiro é uma parceria entre a Frente Parlamentar contra a Fome e a Miséria no Município do Rio de Janeiro da Câmara Municipal e o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ). Com o lançamento do estudo, o Rio de Janeiro se torna a primeira cidade brasileira a mapear a insegurança alimentar e a fome em nível municipal.
“O Mapa da Fome do Rio é um importante legado da Frente Parlamentar Contra a Fome e a Miséria para a população carioca. Ele servirá de base para fornecer critérios técnicos para a implementação de políticas públicas, e com isso auxiliar na ampliação dos restaurantes populares, cozinhas comunitárias, banco de alimentos e demais instalações de programas de segurança alimentar. É o poder legislativo municipal patrocinando pesquisa científica, cumprindo a sua responsabilidade na busca de soluções para que o Rio de Janeiro saia de vez do Mapa da Fome. Queremos que essa iniciativa inédita seja exemplo para todas as casas legislativas do país“, afirma o vereador Dr. Marcos Paulo (PT), presidente da Frente Parlamentar Contra a Fome e a Miséria no Município do Rio de Janeiro.
A próxima matéria da série Fome na Cidade Maravilhosa será sobre a região da cidade onde mais ocorrem casos de grave insegurança alimentar.
Kkkkkkkk faz o L agora e vem….faz o L agora e vem……vem se lascar todos também!!!