Fome na Cidade Maravilhosa: quase meio milhão de moradores do Rio estão em grave insegurança alimentar

Além disso, cerca de 2 milhões de moradores da capital do estado convivem com algum grau de insegurança alimentar. Nova série de matérias do DIÁRIO DO RIO, baseada na pesquisa inédita Mapa da Fome da Cidade do Rio de Janeiro, vai mostrar diferentes aspectos deste grave problema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Na cidade do Rio de Janeiro, um dos locais mais visitados do mundo, segundo maior PIB do Brasil, 489 mil pessoas passam fome. São 7,9% das casas da capital fluminense nesta inaceitável situação. É o que mostram os dados inéditos do I Inquérito sobre a Insegurança Alimentar no município. O DIÁRIO DO RIO vai publicar, ao longo dos próximos dias, a série de matérias Fome na Cidade Maravilhosa, que mostrará diferentes aspectos deste grave problema.

O Mapa da Fome da Cidade do Rio de Janeiro revela, também, que cerca de 2 milhões de moradores da capital do estado convivem com algum grau de insegurança alimentar (seja leve, moderada ou grave).

O Mapa da Fome da Cidade do Rio de Janeiro é uma parceria entre a Frente Parlamentar contra a Fome e a Miséria no Município do Rio de Janeiro da Câmara Municipal e o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ). Com o lançamento do estudo, o Rio de Janeiro se torna a primeira cidade brasileira a mapear a insegurança alimentar e a fome em nível municipal.

“O Mapa da Fome do Rio é um importante legado da Frente Parlamentar Contra a Fome e a Miséria para a população carioca. Ele servirá de base para fornecer critérios técnicos para a implementação de políticas públicas, e com isso auxiliar na ampliação dos restaurantes populares, cozinhas comunitárias, banco de alimentos e demais instalações de programas de segurança alimentar. É o poder legislativo municipal patrocinando pesquisa científica, cumprindo a sua responsabilidade na busca de soluções para que o Rio de Janeiro saia de vez do Mapa da Fome. Queremos que essa iniciativa inédita seja exemplo para todas as casas legislativas do país“, afirma o vereador Dr. Marcos Paulo (PT), presidente da Frente Parlamentar Contra a Fome e a Miséria no Município do Rio de Janeiro.

Advertisement

A próxima matéria da série Fome na Cidade Maravilhosa será sobre a região da cidade onde mais ocorrem casos de grave insegurança alimentar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fome na Cidade Maravilhosa: quase meio milhão de moradores do Rio estão em grave insegurança alimentar
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui