Agentes da Operação Desmonte, uma força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, interditaram na manhã desta terça-feira (05/11) um ferro-velho em Jardim América, Zona Norte do Rio. Durante a operação, foram encontradas munições, carregadores e uma granada de luz e som sem registro. O estabelecimento, que operava ilegalmente às margens da Rodovia Presidente Dutra, não possuía licença do Detran.RJ para comercializar peças automotivas.
O proprietário, que se identificou como colecionador de armas de fogo com Certificado de Registro (CAC), foi levado à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar esclarecimentos. A equipe encontrou no local carcaças de veículos e peças à venda. A procedência do material será investigada, e o proprietário terá 30 dias para comprovar a origem dos itens, apresentando as notas fiscais. Ele alegou estar em processo de regularização junto ao Detran.RJ.
Ações da Operação Desmonte
A Operação Desmonte, que visa combater o comércio ilegal de sucatas e peças automotivas, é coordenada pelo Detran.RJ e envolve a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda. Esta é a 37ª ação da força-tarefa, que desde agosto do ano passado já interditou 79 ferros-velhos em todo o estado e apreendeu cerca de 1,1 mil toneladas de sucatas. Todo o material apreendido foi destinado para empresas de reciclagem cadastradas.
Além das ações de fiscalização, os agentes orientam os proprietários sobre o processo de cadastramento junto ao Detran.RJ. Atualmente, 34 empresas cadastradas no sistema são obrigadas a identificar as peças com etiquetas que permitem rastreamento, enquanto outras 393 empresas estão em processo de regularização.
A população pode consultar a situação dos estabelecimentos e o cumprimento das normas de comércio de sucata na aba da Operação Desmonte no site do Detran.RJ, que disponibiliza todas as orientações sobre o credenciamento e regulamentação.