Desde sexta-feira (4), as fortes chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro já motivaram 568 atendimentos por parte da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. As ocorrências envolveram desde cortes de árvores e salvamentos de animais até deslizamentos de terra e alagamentos. Ao todo, 81 pessoas foram socorridas, todas sem gravidade.
Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira, os bombeiros realizaram 313 cortes de árvore, 174 salvamentos de animais, 37 atendimentos relacionados a alagamentos e 18 a deslizamentos. Não houve registro de mortes.
Para agilizar as ações de resposta e prevenção, o Governo do Estado formou uma força-tarefa com mais de 6,5 mil agentes mobilizados em todo o território fluminense. O governador Cláudio Castro acompanhou os trabalhos em Petrópolis, onde foi instalada uma base descentralizada de monitoramento no Quartel dos Bombeiros.
“O trabalho realizado preventivamente pela nossa força-tarefa fez toda a diferença no desfecho desses três dias de fortes chuvas que atingiram principalmente Angra dos Reis, Baixada Fluminense e Petrópolis. Não tivemos nenhum registro de óbito. Seguimos em contato com as prefeituras e acompanhando a previsão do tempo. Nossos equipamentos e nossa força humana seguem de prontidão para atender os municípios que necessitem de ajuda”, afirmou Cláudio Castro.
Além de Petrópolis, bases provisórias foram instaladas em Angra dos Reis, no Quartel dos Bombeiros, e na Baixada Fluminense, no Batalhão da Polícia Militar de Mesquita.
No município de Duque de Caxias, equipes do programa Limpa Rio, coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atuaram na limpeza de rios, canais e ruas. A operação utilizou 8 caminhões, 3 retroescavadeiras e 1 escavadeira, com a remoção de 150 metros cúbicos de sedimentos.
Em resposta à situação emergencial, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuiu ajuda humanitária. Em Angra dos Reis, um dos municípios mais impactados, foram entregues 2.000 cestas básicas, colchões, kits de higiene pessoal e de limpeza.
No momento, há registro de chuva fraca a moderada em regiões como Costa Verde, Serrana, Capital, Baixada Fluminense, Metropolitana e Norte. A menor temperatura registrada foi de 9,7°C em Petrópolis.