Força-tarefa para fiscalizar motos irregulares no RJ completa três meses com 21 mil autuações

Operação ultrapassa 30 mil abordagens em várias regiões fluminenses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Operações reúnem agentes do Detran.RJ, Detro e polícias Militar e Civil (Foto: Alexandre Simonini)

Lançada há exatos três meses para reprimir a circulação de motos sem placas e irregulares, a força-tarefa do Governo do Estado que reúne Detran.RJ, Detro e polícias Militar e Civil registra números expressivos: 30.174 abordagens, 21.149 autuações, 450 operações, 4.180 motos rebocadas e 211 CNHs recolhidas por motivos diversos (por estarem vencidas, cassadas, suspensas ou com o motociclista sem capacete e dirigir ameaçando os demais veículos).

Nesta terça-feira (18/10), as operações acontecem no Rio, Niterói e Maricá. As cinco principais infrações registradas nesses três meses são: licenciamento atrasado; condução sem CNH ou permissão para dirigir; veículo com sistema de iluminação ou sinalização alterados; moto em mau estado de conservação e motocicleta sem placa.

As operações de fiscalização acontecem todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, nos turnos da manhã, tarde e noite. Os locais são determinados seguindo um planejamento estratégico, escolhidos conforme denúncias que chegam à Ouvidoria do Detran.RJ e por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Câmeras portáteis dão transparência

Diariamente, são mobilizados cerca de 20 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro em cada uma das seis operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares atuam com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis atuam, também, em busca de condutores com mandados de prisão em aberto.

Advertisement

Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, disponibiliza os reboques que  transportam os veículos apreendidos para dois pátios – localizados nos bairros do Engenho da Rainha e Vargem Grande, na capital. Os agentes do Detro também estão reprimindo o transporte clandestino durante as operações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Força-tarefa para fiscalizar motos irregulares no RJ completa três meses com 21 mil autuações
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. essa força tarefa é pra ingles ver – ela não passa de uma gota no oceano no mar de motos irregulares e roubadas – ´pela volta da PM ao transito – se todo pm pudesse parar essas criaturas e multar e rebocar não estaria essa zona.

  2. Vi com meus olhos o q a terra há te comer, quase meia-noite e eu na varandinha do apto. modesto que moro no subúrbio de Brás de Pina um moto-boy com baú ou falso entregador subiu e desceu a rua, provavelmente procurando uma vítima, quando derrepente um casal apareceu na esquina, o bandido viu, voltou e atacou de assalto, levou os celulares e bolsas, em seguida o casal correndo, gritando socorro, um tiro, não sei se foi pra acertar ou assustar, só sei q o casal ficou bem, mas sem os pertences, nessa hora nenhuma patrulha, nenhum policial, nada, eu na varanda como testemunha, nada pude fazer!

  3. A questão é muito mais séria do que isso.

    ASSALTOS DE MOTO, isso virou uma farra na cidade do Rio de Janeiro. UM ABSURDO !!!

    Com a palavra as autoridades de segurança do ERJ.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui