Forças de Segurança do Rio capturam quarta pessoa foragida por meio do sistema de reconhecimento facial

A mulher detida possuía um mandado de prisão por roubo e foi identificada enquanto caminhava pelo calçadão da Praia de Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - 07/12/2023 - Reunião e pronunciamento dos representantes das secretarias de Segurança, de Administração Penitenciária, Polícia Militar, Polícia Civil e Segov, no CICC. Foto: Rafael Campos

Agentes do 19° Batalhão da Polícia Militar prenderam, na manhã desta quarta-feira (03/01), uma quarta pessoa foragida da justiça com o auxílio do novo Sistema de Videomonitoramento Urbano. A mulher detida possuía um mandado de prisão por roubo, expedido no ano de 2012, e foi identificada enquanto caminhava pelo calçadão da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Esse avançado sistema de reconhecimento facial, recentemente instalado e em operação desde o último domingo (31/12), tem sido crucial na detecção de indivíduos com pendências judiciais. Um investimento significativo de R$ 18 milhões do Governo do Estado em equipamentos e softwares consolidou essa tecnologia, possibilitando uma resposta mais efetiva das forças de segurança.

O Governador do Rio, Cláudio Castro, ressaltou a eficácia desse trabalho integrado entre as forças de segurança pública e a utilização de tecnologia de ponta, anunciando planos para expandir a cobertura das câmeras. “Nós vamos instalar câmeras em toda a orla marítima, túneis, e também nas vias expressas, começando pelas Linhas Vermelha e Amarela. A previsão é de que, até o fim do primeiro semestre deste ano, todos os pontos estejam com as câmeras instaladas.” prometeu.

A acusada foi conduzida à 12ª DP para registro do caso. O episódio se junta a outras três prisões realizadas graças à mesma tecnologia, marcando um início promissor para o monitoramento com análise facial. Em meio as celebrações de Réveillon, o sistema foi implementado em pontos estratégicos como Copacabana, Arpoador e Barra da Tijuca.

Advertisement

Entre os capturados anteriores está um homem, que estava foragido desde o mês de março de 2023, detido no último domingo (31/12) na Praia de Copacabana, e dois outros localizados na última terça-feira (02/01) pelos policiais do Segurança Presente, também na mesma região.

A expectativa é de uma expansão do sistema de reconhecimento facial já para este mês, com planos de implementação para o entorno do Sambódromo, no Centro do Rio, durante o Carnaval deste ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Forças de Segurança do Rio capturam quarta pessoa foragida por meio do sistema de reconhecimento facial
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui