Forte de Copacabana celebra 108 anos com concerto gratuito

No dia 01 de outubro, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana se apresentará e receberá convidados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rudy Trindade/Themapress

Outubro é um mês de grande celebração para a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom. A sua tradicional casa, o Forte de Copacabana, que há 11 anos acolhe o projeto, vai comemorar seus 108 anos no dia 1º de outubro. Para festejar, a orquestra vai promover um concerto especial gratuito na data, às 18h, com convidados, intervenções artísticas e uma homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil.

O repertório tradicional do grupo, que faz um resgate a grandes nomes da Música Popular Brasileira, desta vez, contará com diversas participações. A cantora e compositora baiana Natália Boere vai se unir aos 25 instrumentistas em uma interpretação de “Baião da Penha”, de Gilberto Gil. O Hino Nacional Brasileiro também será executado pela orquestra, lembrando o bicentenário da independência, com a participação de Mari Cardoso.

A Violões do Forte de Copacabana também executará, pela primeira vez ao vivo, a faixa “Simbarerê”, single do EP “Afro Funk Brasil”, gravado em parceria com a dupla Antonio Carlos e Jocafi, e que estará disponível a partir de 23 de setembro em todas as plataformas digitais, trazendo seis faixas, com produção musical de Luiz Potter, que também é regente do grupo.

O aniversário do Forte é sempre uma das ocasiões mais importantes do nosso calendário. Além de comemorar a permanência e a força do espaço na cidade, celebramos também a parceria do Forte conosco, algo que faz com que todo o projeto se torne possível”, afirma a diretora artística da Violões do Forte, Márcia Melchior.

Advertisement

Completam as atrações do concerto uma intervenção com a participação dos jovens gêmeos Lucas e Matheus Pereira, tocando trombone e trompa, e que vão mostrar ainda uma apresentação especial de dança, trazendo o funk carioca para o destaque.

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já os patrocinadores são a TIJOÁ–Energia, Vibra-Energia, Eletrobrás-Furnas e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e também da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX.

  • SERVIÇO:
  • Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom comemora os 108 anos do Forte
  • Participações: Natália Boere, Lucas e Matheus Pereira
  • Data: 1 de outubro, sábado
  • Horário: 18h
  • Local: Forte de Copacabana
  • Endereço: Rua Coronel Eugênio Franco, n° 1 – Posto 6, Copacabana, RJ.
  • 60 minutos. Grátis. Livre.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Forte de Copacabana celebra 108 anos com concerto gratuito
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Forte de Copacabana celebra 108 anos com concerto gratuito
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui