Outubro é um mês de grande celebração para a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom. A sua tradicional casa, o Forte de Copacabana, que há 11 anos acolhe o projeto, vai comemorar seus 108 anos no dia 1º de outubro. Para festejar, a orquestra vai promover um concerto especial gratuito na data, às 18h, com convidados, intervenções artísticas e uma homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil.
O repertório tradicional do grupo, que faz um resgate a grandes nomes da Música Popular Brasileira, desta vez, contará com diversas participações. A cantora e compositora baiana Natália Boere vai se unir aos 25 instrumentistas em uma interpretação de “Baião da Penha”, de Gilberto Gil. O Hino Nacional Brasileiro também será executado pela orquestra, lembrando o bicentenário da independência, com a participação de Mari Cardoso.
A Violões do Forte de Copacabana também executará, pela primeira vez ao vivo, a faixa “Simbarerê”, single do EP “Afro Funk Brasil”, gravado em parceria com a dupla Antonio Carlos e Jocafi, e que estará disponível a partir de 23 de setembro em todas as plataformas digitais, trazendo seis faixas, com produção musical de Luiz Potter, que também é regente do grupo.
“O aniversário do Forte é sempre uma das ocasiões mais importantes do nosso calendário. Além de comemorar a permanência e a força do espaço na cidade, celebramos também a parceria do Forte conosco, algo que faz com que todo o projeto se torne possível”, afirma a diretora artística da Violões do Forte, Márcia Melchior.
Completam as atrações do concerto uma intervenção com a participação dos jovens gêmeos Lucas e Matheus Pereira, tocando trombone e trompa, e que vão mostrar ainda uma apresentação especial de dança, trazendo o funk carioca para o destaque.
O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já os patrocinadores são a TIJOÁ–Energia, Vibra-Energia, Eletrobrás-Furnas e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e também da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX.
- SERVIÇO:
- Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom comemora os 108 anos do Forte
- Participações: Natália Boere, Lucas e Matheus Pereira
- Data: 1 de outubro, sábado
- Horário: 18h
- Local: Forte de Copacabana
- Endereço: Rua Coronel Eugênio Franco, n° 1 – Posto 6, Copacabana, RJ.
- 60 minutos. Grátis. Livre.