Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ inaugura exposição sobre o futuro da Baía de Guanabara

Com atividades gratuitas para todas as idades, exposição debate efeitos da crise climática em um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Créditos: Eneraldo Carneiro | FCC/UFRJ

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará a exposição “Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática” até o dia 14/05, na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, na Zona sul do Rio de Janeiro. A mostra discute através de instalações imersivas e interativas, a importância ambiental e social da Baía de Guanabara e os efeitos atuais e futuros da crise climática na região. 

Hoje, as cerca de 12 milhões de pessoas que vivem próximo à Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara já sofrem com as alterações do clima. Deslizamentos, chuvas intensas, períodos de secas mais longos ameaçando o abastecimento de água e ondas de calor fazem parte do cotidiano da população, distribuída em municípios da região metropolitana do Rio, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e Serrana. 

“Um dos objetivos da exposição é mostrar como as ciências têm criado soluções para reduzir e desacelerar o aquecimento global, além de gerar impacto social, conscientizando a sociedade sobre a defesa da democracia climática a nível local e global”, explica Christine Ruta, bióloga e coordenadora do FCC. “É preciso lembrar que populações pobres são as mais afetadas e que é urgente integrar os saberes científicos e populares para enfrentar a crise”, completa.

Na exposição são postas em xeque perguntas como: De que forma a mudança do clima tem afetado a Baía de Guanabara, seu entorno, suas cidades e sua biodiversidade? O que esperar para os próximos anos e como o conhecimento produzido pelas universidades e pela população podem colaborar para enfrentar o problema?

Advertisement

Experiência imersiva e interativa 

Para ajudar o espectador a responder às perguntas, a mostra recorre a atrações imersivas, interativas e tecnológicas. Uma delas é o filme “Desafios da Baía de Guanabara”, exibido em duas telas, que colocam o espectador frente a frente com a biodiversidade e os efeitos da ação humana em uma das baías mais conhecidas do Brasil. 

De olho em saídas para o futuro, a exposição reúne projetos de pesquisa e extensão da UFRJ voltados para a redução da crise climática. Entre eles está uma “Usina de Ondas”, que produz energia limpa; o “Concreto Ecológico”, que substitui o cimento e reduz a emissão de gás carbônico; e o “Robô Ariel”, capaz de detectar vazamento de óleo no mar.

“Queremos aproximar o público da riqueza e relevância da Baía de Guanabara – um local que faz parte da vida dos cariocas, fluminenses e do imaginário brasileiro, mas ainda pouco conhecido em termos de diversidade, não só ambiental, mas também social, econômica e cultural”, explica Leonardo Menezes, curador da exposição e ex-diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã.

Outras experiências interativas são as “Salas das Escolhas” e o “Mural das Iniciativas”, com informações, perguntas e um painel para o público participar, propondo ações locais de combate aos problemas envolvendo a crise do clima na Baía de Guanabara nas próximas décadas.

“Entre os problemas enfrentados pela Baía de Guanabara estão o aquecimento das águas, chuvas intensas, o aumento do lixo e queda da qualidade da água”, explica o biólogo marinho Paulo Paiva, professor do Instituto de Biologia da UFRJ e membro do comitê científico da exposição. “Também há o risco de extinção de espécies marinhas, como botos-cinzas e raias gigantes, e a redução das atividades turísticas e econômicas na região, que tem hoje 20 mil pescadores com o futuro incerto”, completa Fábio Scarano, professor do Instituto de Biologia da UFRJ e também membro do comitê.

Visitas guiadas e oficinas  

A programação também inclui oficinas e visitas guiadas para crianças e jovens alunos das redes pública e privada, estudantes universitários e grupos comunitários, especialmente do entorno da Baía. As visitas podem ser agendadas previamente pelo site da exposição. Também estão previstas palestras com cientistas, gestores públicos e lideranças comunitárias, lançamento de livros, apresentações culturais e gravações de podcasts ao vivo.

Serviço:

  • Exposição “Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática”
  • Data: Até 14 de maio de 2023
  • Local: Casa da Ciência da UFRJ – R. Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
  • Horário: Terça a sábado, de 9h às 20h; domingos e feriados, de 10h às 16h 
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação: Livre
  • Agendamento de visitas guiadas e mais informações, acesse: baiadeguanabara.forum.ufrj.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ inaugura exposição sobre o futuro da Baía de Guanabara
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui