Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ oferece mais de 15 cursos e oficinas gratuitas no Rio 

Além das oportunidades oferecidas, a exposição "Futuros da Baía de Guanabara" segue em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ até 14 de maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a exposição “Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática”, até o dia 14 de maio. Em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, no Rio de Janeiro, a mostra discute a importância da Baía de Guanabara e os efeitos da crise climática na região, por meio de instalações imersivas e interativas.

Além da exposição, o evento oferece mais de 15 oportunidades de oficinas e cursos gratuitos ligados à mudanças climáticas e consciência ambiental. Entre os destaques está o curso “Mudanças Climáticas”, que vai discutir a influência do ser humano no aquecimento global e simular uma “Cúpula do Clima”, convocando os participantes a estabelecerem metas de redução de gases de efeito estufa. Já o curso “Floresta-cidade”, vai falar sobre modos sustentáveis de habitar a cidade, pensando o corpo e a ocupação dos espaços.

A mostra traz ainda a oficina “O sapo lava o pé nos rios que deságuam na Baía da Guanabara”, sobre espécies de anfíbios das unidades de conservação da região e os riscos que sofrem com a poluição, além de oficinas de compostagem e reciclagem de plásticos, e a visita a um navio arqueológico na Baía de Guanabara. Todas as atividades oferecem certificados.

“Um dos objetivos da exposição é mostrar como as ciências têm criado soluções para reduzir e desacelerar o aquecimento global. Além de conscientizar a sociedade sobre a defesa da democracia climática, a ideia é convocar a população a pensar soluções junto à universidade, a nível local e global”, explica Christine Ruta, bióloga e coordenadora do FCC. 

Advertisement

Experiência imersiva e interativa

A mostra recorre a atrações imersivas, interativas e tecnológicas. Uma delas é a exibição do filme “Futuros da Baía de Guanabara”, projetado em quatro paredes e no chão com o objetivo de criar um ambiente que coloca o público frente a frente com a biodiversidade e os efeitos da ação humana em uma das baías mais conhecidas do Brasil.

Outras experiências interativas são o “Painel das Inovações” e o “Mural das Iniciativas”, com perguntas e um painel para o público participar, propondo ações locais de combate aos problemas envolvendo a crise do clima na Baía de Guanabara nas próximas décadas.

Visitas guiadas e oficinas:

A programação também inclui oficinas e visitas guiadas para crianças e jovens alunos das redes pública e privada, estudantes universitários e grupos comunitários, especialmente do entorno da Baía. As visitas podem ser agendadas previamente pelo site da exposição.

  • Serviço: Exposição “Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática”
  • Data: até 14 de maio de 2023
  • Local: Casa da Ciência da UFRJ – R. Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
  • Horário: Terça a sábado, 9h às 20h; domingos e feriados, 10h às 16h 
  • Entrada: gratuita | Classificação: livre
  • Confira a programação completa no site: forum.ufrj.br/baiadeguanabara
  • Para agendamento de visitas guiadas: baiadeguanabara.forum.ufrj.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ oferece mais de 15 cursos e oficinas gratuitas no Rio 
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ oferece mais de 15 cursos e oficinas gratuitas no Rio 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui