Fórum Nacional de Habitação termina com recorde de inscritos e entrega de ‘Selo de Mérito 2023’

O maior evento do setor reuniu gestores de municípios e estados de todo o Brasil, além de representantes do Governo Federal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

70° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, chegou ao fim, nesta sexta-feira (01/12), com recorde de inscritos e três dias de debates aprofundados sobre o novo momento da habitação no país. O maior evento do setor, realizado no Complexo Lagoon, Zona Sul do Rio, reuniu gestores de municípios e estados de todo o Brasil, além de representantes do Governo Federal, como a Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, e o Secretário Nacional, Hailton Madureira.

A gestora, integrante da mesa de encerramento do fórum, que apresentou um balanço e as perspectivas do Minha Casa, Minha Vida, ressaltou sobre o papel dos Governos Estaduais no acompanhamento dos projetos inscritos no programa. “É muito importante que os estados ajudem os municípios a fazerem os chamamentos do MCMV. Tivemos a alegria de ver que muitos dos terrenos aprovados na primeira seleção foram inscritos por entes públicos. Nosso desejo é que esses terrenos não fiquem para trás no processo por perda de prazos. Os municípios precisam correr para apresentar toda a documentação ainda este ano porque, ano que vem, sabemos que há o obstáculo das restrições eleitorais. Então, nosso pedido é que os estados auxiliem as cidades nessa empreitada, pois nem todos os municípios têm corpo técnico suficiente para dar conta de todas as exigências e prazos do MCMV.” explicou Inês Magalhães.

O representante do Estado de Minas Gerais, o Subsecretário de Habitação, Henrique Carvalho, destacou o quanto as mesas e discussões do fórum vão contribuir para o desenvolvimento de projetos para a população mineira. “Essa troca de experiências, vivências e contatos, nos últimos três dias, vai ser fundamental para construir nossa política pública, tornando-a mais eficaz, eficiente e efetiva.” avaliou.

Realizado pela ABC Habitação (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) e pelo Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, com organização da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), o fórum teve como última programação a entrega dos prêmios de Selo de Mérito 2023, por programas e projetos executados por diversas entidades em prol da promoção de moradia digna em todo o país. Entre os 19 vencedores, a Sehis foi homenageada na pessoa do Secretário Bruno Dauaire no recebimento da honraria concedida pelas reformas de conjuntos habitacionais em todo o estado. 

Advertisement

“É um prazer inenarrável receber esse reconhecimento de órgãos que entendem a importância da promoção de moradia digna. São mais de R$600 milhões empregados em devolver o senso de pertencimento e a qualidade de vida a 55 mil famílias de 70 condomínios fluminenses. Deixo aqui meu agradecimento e meus parabéns a toda a equipe da Sehis por essa grande conquista.” comemorou Dauaire, que também entregou o prêmio à sua vinculada, Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab-RJ), pelo programa Habitar Melhor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fórum Nacional de Habitação termina com recorde de inscritos e entrega de 'Selo de Mérito 2023'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui