Foto do Museu do Amanhã é a vencedora da etapa nacional do concurso da Wikipédia

De autoria de Bruno Tamm Rabello, a imagem vai participar da segunda etapa do concurso, concorrendo com fotografias do mundo todo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu do Amanhã / Bruno Tamm Rabello

A fotografia do Museu do Amanhã, de autoria de Bruno Tamm Rabello, foi a grande vencedora do prêmio Wiki Loves Monuments Brasil 2023, concurso organizado pela Wikipédia. O Estado do Rio de Janeiro ainda teve outras cinco fotos escolhidas pelo júri do concurso entre as 10 melhores do País. Mais de 13 mil fotografias participaram do Wiki Loves Monuments Brasil.

A enciclopédia virtual criou o prêmio com objetivo de aumentar o acervo de fotos gratuitas, com ângulos diferenciados dos cenários registrados. A Wikipédia determina os objetos de registros que devem ser capturados pelos fotógrafos. Em 2023, monumentos de 146 cidades, em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, foram retratados. De acordo com o regulamento do concurso, as dez melhores imagens da etapa nacional concorrerão com outras imagens na etapa internacional do concurso.

No Brasil, a imagem produzida por Bruno Tamm Rabello foi selecionada entre os registros de 122 fotógrafos profissionais e amadores, que participaram do prêmio. O segundo lugar ficou com o fotógrafo lituano, radicado no Brasil, Donatas Dabravolskas, que enquadrou a estátua do músico Pixinguinha, instalada na Travessa do Ouvidor, Centro da capital fluminense. Dabravolskas foi o campeão internacional do ano passado com a foto do Real Gabinete Português de Leitura, também localizado na região central da cidade.

O Museu do Amanhã, que fica na Região Portuária do Rio, foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O local é dedicado a exposições e atividades culturais e científicas que sinalizam as grandes mudanças vivenciados pelas sociedades mundo à fora.

Advertisement

Informações: Diário do Porto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Foto do Museu do Amanhã é a vencedora da etapa nacional do concurso da Wikipédia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui