Imagens de uma descoberta inédita no Estado do Rio de Janeiro foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (2). Pinturas rupestres foram identificadas por um fotógrafo na reserva do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), no fim de 2023, mas só foram tornadas públicas agora.
O local onde aconteceu a descoberta é um sítio arqueológico chamado Agulhas Negras, que fica a 2.350 metros de altitude, no município de Resende.
Funcionários do PNI, segundo perfil @informacidade, contaram que o colaborador da concessionária Parquetur, Andres Conquista, fotografava lírios e, após descer de uma pedra que havia escalado, encontrou as pinturas na superfície.
Segundo o perfil, a visitação está proibida para manter a preservação da área e não atrapalhar as pesquisas. A invasão do espaço resultará em multa. O local está cercado e monitorado por câmeras de segurança.
Ainda segundo o @informacidade, a equipe do parque já teria notificado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para fazer o registro oficial e prestar orientações sobre a proteção do sítio.
A equipe do PNI informou que algumas pinturas combinam tons de vermelho e amarelo alaranjado. Há desenhos em forma de animais, como um lagarto. As imagens são “predominantemente geométricas”. Não há informações sobre a idade dos desenhos.
As pinturas rupestres mais antigas foram encontradas em uma ilha da Indonésia a cerca de 51.200 anos.