Fotógrafo faz registros do abandono da antiga Universidade Gama Filho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Wagner Souza, fotógrafo, que estudava na Gama Filho, no bairro de Piedade, em 2014, quando a Universidade faliu, decidiu fazer um registro interno de como está o campus.

“A ideia surgiu por conta de um trabalho documental da faculdade, mas me aprofundei mais, por conta da relação de afeto que amigos, familiares e outras pessoas tinham com a instituição. O bairro afundou com a falência da instituição, eu tinha que expor para que algo de útil seja construído em prol da população local. Eu era estudante de Desenho industrial”, disse o fotógrafo.

Para realizar o trabalho, Wagner conta que ficou de 6 a 8 dias indo ao local.

“Em todos as vezes que fui e em cada sala que entrei era surreal, não tem como descrever mas se for pra defirnir em uma palavra acho que seria tristeza mesmo. Algumas vezes cheguei a parar de fotografar por conta das memórias que vinham na minha cabeça”.

O fotógrafo pensa em montar um livro com todas as fotos que tem.

Para ver todo o trabalho, é só clicar aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fotógrafo faz registros do abandono da antiga Universidade Gama Filho

14 COMENTÁRIOS

  1. Entrei na UGF 1985 para estudar contabilidade. Ela simplesmente maravilhosa. Organizada, bons professores, boa estrutura para a época.
    Saudades dos amigos que não conseguimos encontrar. Estou tentando achar uma amiga que era aluna de direto. O seu nome era Carmem Lúcia, que carinhosamente, eu chamava de CL. Se pudesse, restaurava aquele lugar.
    Guilherme Bagno Varga
    bvarga31@hotmail. Com

  2. Fiz uma graduação de tecnólogo e outra em engenharia na UGF, ótima universidade professores renomados que davam aulas também na UERJ, IME, UFRJ e outras. A Gama sempre teve qualidade em seus cursos, formando ótimos profissionais.
    Uma pena ter acabado e ninguém assumir o espólio !!!

  3. Cursei até o sexto período de engenharia nesta finada universidade! Era um sonho para mim conseguir se formar nesta instituição, cujo diploma se equiparava a universidades como PUC, UERJ e CEFET. Como diziam era a PUC dos pobres! Rsrs. Infelizmente a corrupção e o roubo relegaram a este patrimônio cultural da cidade do rio de janeiro ao descaso e esquecimento. Dificilmente haverá outra universidade com particular com o renome e tradição que ela tinha. Lembrança também ao colégio nossa senhora da piedade…

  4. Da pena passar por ali e ver o abando q ficou os restaurantes a papelaria ver tds aqueles prédios da faculdade do colégio Piedade enfim é uma gd tristeza para tds q estudaram e trabalharam ali eu não sei como uma outra universidade ainda não teve interesse por reativar aquela universidade o q salva ali naquele pedaço da Piedade ainda é Hospital na Rua da Capela de resto acabou

  5. É lamentável mesmo esse abandono, cursei 05 anos de economia e depois comunicação social e me formei em relações públicas em 1991.
    É muito triste uma unidade de ensino particular, não gerir financeiramente seus impostos devidos. Fica em lembrança de uma época de ouro e a saudade do que vivemos.

  6. Quão triste passo por lá, olho para cima e vejo uma fileira de ponta a ponta (diversos livros) balançando com o vento. Já não se vê mais janelas e/ou até paredes que fazem todos esses livros “arrumados” (expostos) se verem quando passado pela rua. Parece filme de terror.
    Triste, ver uma Instituição Educacional de peso chegar a essa lamentável situação.
    E pessoas se digladiando por política ; partidos ; figuras políticas…
    ?

  7. Era uma excelente universidade, medicina era super especial o ensino,um cadáver para cada 4 alunos; fiz medicina legal no hospital escola lá entre 1969/1974 durante o curso de Direito que fiz,com excelentes mestres e, ainda,com o próprio Min.Luis Gama Filho, à frente de tudo.Triste fim.?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui