O mercado de franquias no Rio de Janeiro apresentou crescimento de 9,9% no terceiro trimestre de 2024, faturando mais de R$ 6 bilhões. O número de unidades no estado chegou a 18.386, confirmando a tendência positiva do setor no país.
Os segmentos que mais se destacaram foram:
- Limpeza e Conservação (31,1%)
- Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,7%)
- Alimentação – Comércio e Distribuição (15,5%)
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o bom desempenho está relacionado ao aumento das vendas no varejo, impulsionado por datas como o Dia das Crianças, e ao crescimento do setor de serviços, especialmente turismo, na capital carioca.
Em relação à geração de empregos, o setor manteve-se praticamente estável, com leve crescimento de 0,5%, o que representa mais de 162 mil postos de trabalho no estado.
Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio, afirma que “esse movimento reflete não apenas a vitalidade econômica da nossa região, mas também a resposta positiva dos consumidores às marcas e modelos de negócios oferecidos pelas franquias”. Ele ressalta o compromisso da ABF em apoiar o crescimento do setor e incentivar a expansão de oportunidades em todo o estado.