Como melhorar o sistema 1746 da Prefeitura, que registra as reclamações e demandas da população, foi o tema da live apresentada nesta sexta-feira (06/11) por Fred Luz, candidato a prefeito do Rio pelo Partido Novo. De acordo com Fred, a ideia é boa, mas o sistema é ruim porque a Prefeitura não responde a quem fez a solicitação. Para que o sistema realmente funcione, as reclamações devem ser descentralizadas e enviadas às Regiões Administrativas, com acompanhamento, resposta e avaliação do atendimento pela Prefeitura. Na companhia do humorista Cláudio Manoel, ele participou da 12ª live do Programa Sou Fred Luz que vai ao ar todos os dias, a partir das 12h.
Segundo Fred, qualquer reclamação de um serviço, o Município tem de dar retorno ao cidadão. “Na Prefeitura tem que ter foco no pagador do imposto. Quando não tem resposta, a pessoa desiste e isto significa que a Prefeitura vai ter mais problemas. Na iniciativa privada, quando o cliente não é atendido, ele para de comprar”, analisou comparando à sua experiência de gestor na iniciativa privada.
“Nós podemos ter um sistema de pesquisa para avaliar, com uso intensivo de tecnologia. A avaliação vai indicar quem trabalhou bem ou mal”. Se espelhar nas melhores práticas que estão sendo executadas em outras cidades são soluções que o candidato também planeja utilizar. Ele citou como exemplo o caso de aplicativos que utilizam informações integradas na cidade de São Paulo. “O que o outro faz, é mais barato e dá certo, tem que fazer imediatamente”, declarou.
Sobre as demandas e parceria da população nestes canais, Claudio Manoel chamou a atenção para a importância do olhar da população para a cidade. Segundo o humorista, incentivar o usuário e pagador de impostos vai exigir que a estrutura funcione e também redefinir o papel do poder público. “As pessoas têm que exercer este papel de cidadania”, declarou.
De acordo com Fred, as pessoas também podem colaborar de forma voluntária. Condomínios e associações podem ter iniciativas sem custo para a Prefeitura. São ações que dão o sentimento de propriedade para quem não está no governo e que aproximam todo mundo.
“Verdade, transparência e descentralização são três pilares para mudar o Rio de Janeiro e o Brasil”, afirmou. Fred deu o exemplo de Medellín, onde os moradores estão envolvidos nas prioridades e ajudam o poder público. “Os países que descentralizaram foram os que mais prosperaram”.
Ao responder uma pergunta sobre a situação das atuais Vilas Olímpicas da Prefeitura, afirmou que a utilização e manutenção dos espaços devem ser decididas nas Regiões Administrativas com moradores e lideranças. Segundo o candidato, ao descentralizar, o sentido da cidadania passa a ser maior. De acordo com Fred é preciso se programar, se antecipar, prevenir e buscar eficiência no gasto.
Utilizei esse serviço pelo aplicativo, no inicio, e fui atendido prontamente. Fiquei impressionado e recomendei aos amigos.
Reclamei de sinal apagado, buracos na via, propagandas deixadas em vias públicas por empresas de eventos. Fui atendido e respondido em todas.
Porém, ano passado, inexplicavelmente, deixaram de responder. Abandonei o aplicativo.
Fred Luz terá meu voto e espero que ele reative realmente esse serviço.