Fred Luz diz que vai cobrar da Cedae investimentos em água e esgoto

Em live com o deputado estadual Chicão Bulhões (Novo-RJ), candidato lembra que 77% da receita da companhia vem dos consumidores da capital

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fred Luz participou de carreata do Méier até Madureira neste sábado (31/10)

Saneamento foi o tema da sexta live do candidato a prefeito pelo Novo, Fred Luz que, neste sábado (31/10), recebeu o deputado estadual Chicão Bulhões (Novo-RJ). o candidato informou que, de acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil, cerca de 57% dos esgotos na capital do Estado não são tratados, sendo descartados de forma incorreta e levando riscos à saúde da população. No entanto, 77% da receita da Cedae são provenientes do pagamento das contas pelos consumidores da companhia na capital do Estado.

A Cedae recebe, cobra, mas não presta o serviço. Os políticos que só pensam em eleição não cobram porque a companhia virou um cabide de empregos e palco de acordos espúrios. O contrato com a Prefeitura do Rio vai até 2057, sendo de 50 anos, podendo ser prorrogados por mais 50. Mas isto está em desacordo com o marco regulatório. Este acordo, por exemplo, não estabelece multas, caso a Cedae não preste os serviços. Mas o marco regulatório exige e o prefeito tem que cobrar e multar”, disse Fred Luz.


O deputado Chicão Bulhões lembrou que já existem no Estado do Rio outras cidades que privatizaram o serviço de saneamento e estão em condições muito melhores que a capital, como é o caso de Niterói.

Os prefeitos devem fazer a gestão e fiscalizar os contratos porque os municípios são os clientes. A Cedae é uma das empresas que mais aumentaram as tarifas e que menos investiram em saneamento. Porque o lucro da companhia serve para resolver os problemas de caixa do governo estadual. Os contratos com os municípios não têm metas de universalização dos serviços de coleta e distribuição de água nem de coleta e tratamento de esgotos”, advertiu. Fred complementou: “Você recebe por um serviço, mas não presta o serviço. Claro que vai dar lucro!”

Advertisement


Perguntado por uma eleitora se poderia fazer o saneamento nas favelas durante quatro anos de mandato, o candidato do Novo foi taxativo:

Não vou prometer o que sei que não pode ser cumprido em pouco tempo, mas posso garantir que será prioridade na minha gestão. Fred Luz lembrou que a urbanização das favelas cariocas inclui outras ações da Prefeitura além do saneamento, como regularização fundiária e contenção de áreas de risco

A série de lives “Programa Sou Fred Luz” começou na última segunda-feira (26/10), sempre ao 12h, e tem o objetivo de apresentar as propostas do candidato e esclarecer dúvidas dos eleitores.

Pela manhã, Fred Luz participou de carreata do Méier até Madureira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fred Luz diz que vai cobrar da Cedae investimentos em água e esgoto
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui