Fred Luz diz que vai cobrar da Cedae investimentos em água e esgoto

Em live com o deputado estadual Chicão Bulhões (Novo-RJ), candidato lembra que 77% da receita da companhia vem dos consumidores da capital

Fred Luz participou de carreata do Méier até Madureira neste sábado (31/10)

Saneamento foi o tema da sexta live do candidato a prefeito pelo Novo, Fred Luz que, neste sábado (31/10), recebeu o deputado estadual Chicão Bulhões (Novo-RJ). o candidato informou que, de acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil, cerca de 57% dos esgotos na capital do Estado não são tratados, sendo descartados de forma incorreta e levando riscos à saúde da população. No entanto, 77% da receita da Cedae são provenientes do pagamento das contas pelos consumidores da companhia na capital do Estado.

A Cedae recebe, cobra, mas não presta o serviço. Os políticos que só pensam em eleição não cobram porque a companhia virou um cabide de empregos e palco de acordos espúrios. O contrato com a Prefeitura do Rio vai até 2057, sendo de 50 anos, podendo ser prorrogados por mais 50. Mas isto está em desacordo com o marco regulatório. Este acordo, por exemplo, não estabelece multas, caso a Cedae não preste os serviços. Mas o marco regulatório exige e o prefeito tem que cobrar e multar”, disse Fred Luz.


O deputado Chicão Bulhões lembrou que já existem no Estado do Rio outras cidades que privatizaram o serviço de saneamento e estão em condições muito melhores que a capital, como é o caso de Niterói.

Os prefeitos devem fazer a gestão e fiscalizar os contratos porque os municípios são os clientes. A Cedae é uma das empresas que mais aumentaram as tarifas e que menos investiram em saneamento. Porque o lucro da companhia serve para resolver os problemas de caixa do governo estadual. Os contratos com os municípios não têm metas de universalização dos serviços de coleta e distribuição de água nem de coleta e tratamento de esgotos”, advertiu. Fred complementou: “Você recebe por um serviço, mas não presta o serviço. Claro que vai dar lucro!”


Perguntado por uma eleitora se poderia fazer o saneamento nas favelas durante quatro anos de mandato, o candidato do Novo foi taxativo:

Não vou prometer o que sei que não pode ser cumprido em pouco tempo, mas posso garantir que será prioridade na minha gestão. Fred Luz lembrou que a urbanização das favelas cariocas inclui outras ações da Prefeitura além do saneamento, como regularização fundiária e contenção de áreas de risco

A série de lives “Programa Sou Fred Luz” começou na última segunda-feira (26/10), sempre ao 12h, e tem o objetivo de apresentar as propostas do candidato e esclarecer dúvidas dos eleitores.

Pela manhã, Fred Luz participou de carreata do Méier até Madureira.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui