Candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Novo, Fred Luz anunciou, neste sábado (07/11), que, caso seja eleito, incentivará a utilização da tecnologia como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, dentro da sua proposta de fazer um choque de gestão na administração municipal.
Ele também vai apoiar as startups da área tecnológica para que criem bases e se desenvolvam no município, já que o empreendedorismo neste setor é uma das vocações econômicas do Rio, com alto potencial de geração de empregos e renda.
A ideia foi debatida na 13ª live do candidato, dentro da série ”Programa Sou Fred Luz”, que teve a participação do vice-presidente do Diretório Municipal do Novo, Paulo Santiago, e do deputado federal pelo partido, Paulo Ganime. A série de lives vai ao ar no Facebook e YouTube de Fred Luz diariamente às 12h.
”Existe um falso dilema de que a tecnologia vai eliminar postos de trabalho. A tecnologia é uma vocação do Rio e pode trazer um mundo de oportunidades para os cariocas. A China, por exemplo, identificou esta vocação e investiu muito para entrar nesse mundo e, hoje, é o país que mais gera empregos”, explicou Fred Luz.
O deputado federal Paulo Ganime lembrou que o Rio de Janeiro foi selecionado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para sediar um programa internacional que estimula a criação e o desenvolvimento de empresas que atuem nos setores da energia e da sustentabilidade, numa iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica (LabrinTOS) e da Coppe UFRJ, com o apoio de Furnas e Petrobras. Outros parceiros vão aderir ao programa, à medida em que ele for avançando. A primeira fase, a do diagnóstico, começa em janeiro de 2021.
”O Vale do Silício da energia e da sustentabilidade, como está sendo chamado o programa, é um exemplo de que não devemos ficar parados esperando a evolução tecnológica. Precisamos criar e acelerar os polos de inovação, seja na área da energia, da saúde, ou outros que pudermos atrair”, disse o deputado.
Fred Luz lembrou que o uso da tecnologia e a digitalização nos serviços públicos estão previstos na sua proposta de governo, sendo um dos pilares que apoiarão o choque de gestão que pretende implementar na Prefeitura, junto com o acerto das finanças, a definição de metas claras, a transparência e a adoção das melhores práticas em cada área de atuação da administração municipal. Ainda dentro desta proposta estão a montagem de uma equipe técnica, selecionada pela competência, e a descentralização, com a contratação de gestores para liderar os projetos nas regiões administrativas, junto com lideranças de moradores e empresários locais.
O Rio numa crescente população de rua, habitação precária com a favelização da cidade, poluição de rios e lençois freáticos e risco para os aquiferos pela ocupação desordenada do solo, falta de esgotamento sanitário etc. e não vejo o candidato abordando esse tema.
Já alguns outros da esquerda, quando falam de Favela, parecem mais se importar com a estética e integração, quando o que se precisa é desfavelizar e recuperar as áreas com reflorestamento.