Freixo promete criar rede de cozinhas comunitárias para fornecer comida gratuitamente

Marcelo Freixo prometeu ampliar a experiência das cozinhas comunitárias, que na maioria dos casos funcionam por meio do voluntariado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pedro Prado

O candidato a governador Marcelo Freixo (PSB) visitou a Cozinha Comunitária de Santa Luzia, em São Gonçalo. Freixo afirmou que o combate à fome será prioridade do governo do Rio de Janeiro, onde quase 3 milhões de pessoas não têm o que comer. Freixo foi acompanhado pelo candidato a senador André Ceciliano (PT) e pelos candidatos a deputado federal Dimas Gadelha e a deputado estadual Renato Machado, ambos do PT.

O candidato prometeu ampliar a experiência das cozinhas comunitárias, que na maioria dos casos funcionam por meio do voluntariado, através de parcerias com o governo do Estado. Freixo também afirmou que vai reativar os oito restaurantes populares que estão fechados e ampliar o salário-mínimo regional, que foi congelado pelo ex-governador Wilson Witzel e pelo atual, Cláudio Castro, para R$1.585.

Criar uma rede de cozinhas comunitárias em bairros pobres é fundamental porque muitas vezes a pessoa não tem dinheiro para se deslocar até um restaurante popular. Então oferecer refeições gratuitas nos locais onde há pessoas com fome é muito importante. E vamos oferecer refeições nos restaurantes populares nos fins de semana, o que hoje não é feito“, explicou.

A Cozinha Comunitária de Santa Luzia, criada há 5 anos por 11 moradores do bairro, fornece gratuitamente 350 refeições aos domingos e feriados. Por dia, são produzidas 350 refeições e os alimentos são adquiridos com recursos dos próprios voluntários. Em média, são consumidos 35kg de arroz, 20kg de feijão, 35kg de proteína, 12kg de macarrão, além de legumes e verduras.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Freixo promete criar rede de cozinhas comunitárias para fornecer comida gratuitamente

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui