O candidato a governador Marcelo Freixo (PSB) visitou a Cozinha Comunitária de Santa Luzia, em São Gonçalo. Freixo afirmou que o combate à fome será prioridade do governo do Rio de Janeiro, onde quase 3 milhões de pessoas não têm o que comer. Freixo foi acompanhado pelo candidato a senador André Ceciliano (PT) e pelos candidatos a deputado federal Dimas Gadelha e a deputado estadual Renato Machado, ambos do PT.
O candidato prometeu ampliar a experiência das cozinhas comunitárias, que na maioria dos casos funcionam por meio do voluntariado, através de parcerias com o governo do Estado. Freixo também afirmou que vai reativar os oito restaurantes populares que estão fechados e ampliar o salário-mínimo regional, que foi congelado pelo ex-governador Wilson Witzel e pelo atual, Cláudio Castro, para R$1.585.
“Criar uma rede de cozinhas comunitárias em bairros pobres é fundamental porque muitas vezes a pessoa não tem dinheiro para se deslocar até um restaurante popular. Então oferecer refeições gratuitas nos locais onde há pessoas com fome é muito importante. E vamos oferecer refeições nos restaurantes populares nos fins de semana, o que hoje não é feito“, explicou.
A Cozinha Comunitária de Santa Luzia, criada há 5 anos por 11 moradores do bairro, fornece gratuitamente 350 refeições aos domingos e feriados. Por dia, são produzidas 350 refeições e os alimentos são adquiridos com recursos dos próprios voluntários. Em média, são consumidos 35kg de arroz, 20kg de feijão, 35kg de proteína, 12kg de macarrão, além de legumes e verduras.