Frente Parlamentar do Hip-Hop será lançada nesta sexta-feira

A Frente é uma articulação do movimento Hip-Hop do Rio e de deputados estaduais do Rio, com o objetivo de ampliar o alcance da manifestação artística e cultural em solo fluminense, e também fortalecer a luta pelos direitos das juventudes negra e periférica do estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Dani Monteiro será a presidente da Frente. Foto: Rafael Wallace/Alerj

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Hip-Hop será realizado nesta sexta-feira, (30/6), na Alerj, a partir das 18h. Presidida pela deputada Dani Monteiro (PSOL), a cerimônia terá a participação de artistas como Kaê Guajajara, Edd Wheeler, Shackal, Taz Mureb e Xandy MC.

A Frente é uma articulação do movimento Hip-Hop do Rio e de deputados estaduais do Rio, com o objetivo de ampliar o alcance da manifestação artística e cultural em solo fluminense, e também fortalecer a luta pelos direitos das juventudes negra e periférica do estado. O Hip-Hop, que surgiu entre as comunidades afro-americanas dos subúrbios de Nova York na década de 1970, completa 50 anos em 2023.

“A construção do cinquentenário do Hip-Hop no estado do Rio é uma oportunidade para que a nossa cultura seja expandida para além das favelas. É um momento de troca de experiências entre os muitos pioneiros da cena e os novos artistas, que ainda buscam o seu lugar”, afirma Xandy MC, do coletivo Pac’Stão, do Jacarezinho, na Zona Norte da cidade.

Ao todo, a Frente contará com sete membros efetivos. São eles Andrezinho Ceciliano (PT), Dani Balbi (PC do B), Verônica Lima (PT), Professor Josemar (PSOL), Elika Takimoto (PT) e Yuri (PSOL). Será deles a tarefa de abrir o diálogo entre o movimento, tradicionalmente marginalizado também no Rio, e o legislativo.

Advertisement

“Foi uma negociação longa, mas vitoriosa. É importante que a Alerj abra as portas para um movimento tão expressivo e representante de boa parte da juventude fluminense como o Hip-Hop. Com a Frente, teremos força para cobrar a regulamentação das leis já criadas, assim como criar novos projetos de acordo com as demandas que eles trarão. Diálogo e ação na mesma iniciativa”, defende a deputada Dani Monteiro.

Serviço:
Evento: Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop no Rio de Janeiro
Data: 30 de junho de 2023
Horário: 18h
Local: Auditório da ALERJ – Rua da Ajuda, nº 5, 21º andar – Centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Frente Parlamentar do Hip-Hop será lançada nesta sexta-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Frente Parlamentar do Hip-Hop será lançada nesta sexta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui