Frota de ônibus da cidade do Rio deve ser 100% elétrica até 2040

Lei promulgada prevê que os primeiros bairros a serem impactados estão localizados na zona sul da cidade, como Catete, Flamengo, Botafogo, Gávea, Humaitá, Ipanema, dentre outros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Os ônibus que realizam transporte coletivo em terras cariocas precisarão ser substituídos gradualmente por veículos elétricos, ou seja, “veículos verdes”, com zero emissão de gás carbônico. Isso é o que diz a lei nº 8.264/24, promulgada na última quinta-feira (21/03) pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (PSD). A nova lei entra em vigor após a derrubada de um veto do Poder Executivo ao projeto, que é de autoria dos vereadores Vitor Hugo (MDB), Marcos Braz (PL), Felipe Michel (PP) e Niquinho (PT). 

Entre as diretrizes da lei, está a promoção de políticas públicas que reduzam a emissão de gases do efeito estufa, além da eliminação da dependência de combustíveis fósseis e do investimento em segurança energética.

Os primeiros bairros a serem impactados serão alguns daqueles localizados na zona sul da cidade, como: Catete, Flamengo, Botafogo, Gávea, Humaitá, Ipanema, dentre outros. Contudo, a lei prevê que dentro do prazo máximo, que vai até 2040, todos os bairros do município deverão contar com a nova frota.

Ainda foi promulgada uma segunda lei que também aponta para a mesma direção da sustentabilidade e da preservação ambiental. A lei 8.265/24, também publicada na última quinta-feira, dispõe sobre a obrigatoriedade de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em estacionamentos privados de uso coletivo. Os vereadores rejeitaram o veto total do Poder Executivo à proposição na sessão do dia 14 de março.

Advertisement

A norma define que os proprietários dos empreendimentos que disponham de mais de 20 vagas são obrigados a ofertar ao menos 1% destas com pontos de recarga, que ficarão reservadas para os veículos aptos a utilizá-las. Além disso, para que não haja um custo a mais para o dono do estabelecimento, a lei autoriza a cobrança pelo uso das estações de reabastecimento.

Assinam a lei os vereadores Zico (Rep), Dr. Gilberto (SD), Marcos Braz (PL), Luciano Medeiros (PSD), Marcio Ribeiro (Avante), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Celso Costa (Rep), Vitor Hugo (MDB), Dr. Marcos Paulo (PSOL), Felipe Michel (PP), Felipe Boró (PRD), Vera Lins (PP), Luciana Novaes (PT) e Eliseu Kessler (PSD).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Frota de ônibus da cidade do Rio deve ser 100% elétrica até 2040
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Só acredito nisso quando tuto estiver em funcionamento caso contrario e delírio de vereadores e prefeito , pois nem uma uma climatização em coletivos não funciona certo , Iisso vai dar certo nunca.

  2. Em SP está idiotice está dando “ruim”.
    Lá a data limite é 2030. Como estes veículos são muito mais caros, as empresas estão deixando a atual frota envelhecer pois, não compensa comprar ônibus novo q só poderá ser utilizado por poucos anos. Ademais, devido ao valor de custo ser bem maior, o valor das passagens tb precisarão ser ajustadas. Sem contar que estes veículos, devido ao peso da bateria, tal como os automóveis, acarretarão em maior gasto e dano na pavimentação. Uma lei idiota feita por causuítas q querem aparecer sem pesquisar os fatos.

  3. 2040? Misericórdia!

    Não conseguiram nem climatizar 100% da frota, que dirá eletrificar.

    Em 2040 a tecnologia mais sustentável já deve até ser outra.

    Pelos subsídios que as empresas ganham, já deviam eletrificar a frota agora.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui