De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), analisados pelo Instituto Rio21, o município do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 10,91 vezes na frota de veículos elétricos nos últimos 5 anos. Enquanto em 2017 havia apenas 46 veículos que eram elétricos de fonte interna ou externa, em 2021 esse número subiu para 502.
Apesar do aumento, o tamanho da frota de veículos elétricos ainda está muito distante do tamanho das frotas de veículos abastecidos por gasolina e álcool, que são os combustíveis mais utilizados. Para se ter noção, na cidade do Rio de Janeiro são mais de 1,2 milhões de veículos que consomem apenas gasolina.
Também vale destacar que a frota de veículos, em geral, aumentou 7,0% nos últimos 5 anos. Desde 2017, foram registrados mais de 214 mil novos veículos na cidade.
Aí vem os arquitetos e engenheiros da prefeitura, pegam esses dados e estatísticas, e o que fazem? Estreitam ruas e aumentam as calçadas, fazem ciclovias e diminuem o espaço dos ônibus e carros, ruas que antes tinhas 4/5 pistas passam a ficar com 2 ou 1, deixando a cidade intrasitável, o trabalhador que antes demorava 2h nos transportes diariamente passa a demorar 3 a 4 h…São uns iluminados !