Funcionando há mais de 50 anos, Rio tem o motel mais antigo do Brasil

O motel em atividade há mais tempo no Brasil é o Hotel Bar e Restaurante Posto Treze, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele foi fundado em 16 de setembro de 1966

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Brasil conta hoje com 4.733 motéis ativos. Os mais antigos estão no Rio /Imagem meramente ilustrativa

Não há nada que detenha o poder do amor. A frase pode parecer piegas, mas a realidade dos motéis brasileiros validam a sentença. Durante a pandemia, ao contrário de muitos setores, o setor de motéis registrou um forte crescimento, segundo um levantamento da Nova Vida TI, empresa especializada na organização de grandes volumes de dados. As informações são do site Uol.

A Nova Vida TI verificou que, desde 2019, 558 estabelecimentos foram inaugurados no Brasil, enquanto 76 fecharam as portas. Desse total, 56% estão concentrados em regiões metropolitanas, que abrigam 62% dos novos estabelecimentos inaugurados na pandemia. Minas Gerais (6,9%), São Paulo (5,2%) e Pernambuco (5,2%) foram os estados que apresentaram crescimento no segmento.

O Rio de Janeiro, por sua vez, é o campeão de longevidade no setor de motéis, com 20,83%, dos 22 estabelecimentos que funcionam diariamente há mais de 50 anos. O mais antigo deles está em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense – o Hotel Bar e Restaurante Posto Treze, fundado em 16 de setembro de 1966. Já Belo Horizonte (MG), abriga 16,67% de tais estabelecimentos. Entre os 10 motéis mais antigos do Brasil, Rio de Janeiro e Minas Gerais contam com 9 unidades: 5 cariocas e fluminenses e 4 mineiras. A outra fica em Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

O co-fundador da Nova Vida TI, Felipe Caldas, ficou surpreso com o número de mulheres à frente do negócio. Dos 4.733 motéis ativos, 58% deles têm mulheres em sua estrutura societária. A presença feminina na administração dos motéis aumenta de acordo com o avanço da idade dos sócios. Segundo o levantamento, a maioria absoluta dos donos de motéis estão acima dos 41 anos, faixa etária na qual as mulheres dominam as ações. Entre os proprietários, entre 31 e 40 anos, o percentual sobe para 14%, sendo 8% de mulheres na composição societária e 6% de homens. Os sócios de motéis com menos de 30 anos, representam apenas 4% desse universo, sendo que a divisão por gênero é igual.

Advertisement

Segundo o levantamento, 26% dos donos de motéis estão entre 41 e 50 anos, com a proporção de duas mulheres para cada homem. Acima dos 51 anos, estão os administradores de 57% dos unidades no Brasil, sendo 33% mulheres e 24% homens.

Um dos motivos para a presença de tantas mulheres à frente da administração de tais estabelecimentos é que a maioria dos proprietários pertence à geração baby boomer, onde as mulheres têm maior participação

 “Nossa conclusão é que a maioria dos motéis tem os sócios acima dos 51 anos, da geração baby boomer. E é justamente aí que as mulheres têm maior participação. Vale ressaltar ainda que 71% dos motéis brasileiros estão situados em locais de baixa ou baixíssima vulnerabilidade. E nesta análise específica, as mulheres também sobressaem, sendo 41% delas sócias, contra 30% de homens”, concluiu o executivo.

Os dez motéis mais antigos do Brasil

1) Hotel Bar e Restaurante Posto Treze, Nova Iguaçu (RJ). Data de fundação: 16/09/1966

2) Francese Motel – Nossa Senhora do Socorro (SE). 30/08/1967

3) Lindo Parque Motel – Duque de Caxias (RJ). 18/10/1967

4) Motel Coimbra – Belo Horizonte (MG). 01/10/1968

5) Motel Maxins – Belo Horizonte (MG). 18/08/1969

6) Motel Hotel 44 – Belo Horizonte (MG). 18/08/1969

7) Motel Garças – Três Rios (RJ). 18/02/1970

8) Carbonara Motel – Rio de Janeiro (RJ). 16/06/1970

9) Adilson Roque da Silva – Arcos (MG). 10/12/1970

10) Hospedagem Rio Bahia – Rio de Janeiro (RJ). 25/03/1971

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Funcionando há mais de 50 anos, Rio tem o motel mais antigo do Brasil
Advertisement

9 COMENTÁRIOS

  1. Pois bem tem um outro aqui no rio que tb e bem antigo o Motel Bariloche e outro o Hotel Paretão tem tem nome mais e assim que todos o conhecem a lista e grande e só pesquisar .

  2. Senhores,
    Sugiro verificar as fontes de suas pesquisas, pois o Capri Hotel possui alvará de funcionamento concedido desde junho de 1966, portanto divergente do ora noticiado.

  3. O meu prezado Sr Marco o Rio de janeiro têm um povinho quê gosta tanto dê saliência, quê pôr um acaso alguém dá sua família passou nesse lugar quê gosta tanto dê saliência quê, nasceu um idiota como VC, quando o Sr não tiver o quê comentar, pegue sua língua dobra e enfia exatamente onde vc pensou, tú deve ser um Zé povinho do cacete né o mané

  4. Só para colaborar com a pesquisa, O primeiro motel do Brasil é o Motel Playboy em Itaquaquecetuba, grande São Paulo. A nova motelaria esta ai, motel é meio de hospedagem motéis modernos com alta tecnologia.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui