Funcionários públicos do Rio fazem arte e cuidam da saúde mental

O projeto faz parte das programações da Residência Artística no Setor Público (RASP), iniciativa que tem o apoio da República.org e do Instituto Betty e Jacob Lafer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rafa Éis com funcionários da Secretaria. Foto: Divulgação

Os funcionários da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio passarão até o fim deste mês por uma experiência única, que mistura expressão artística com cuidados para a saúde mental. São atividades do projeto Formas de Respirar, no qual os participantes falam de suas angústias e, ao mesmo tempo, são convidados a se expressar por meio de alguma forma de arte.

O projeto faz parte das programações da Residência Artística no Setor Público (RASP), iniciativa que tem o apoio da República.org e do Instituto Betty e Jacob Lafer. A Rasp está em seu quarto ano de atuação em órgãos públicos, onde artistas realizam processos criativos em colaboração com profissionais desses espaços. Na edição deste ano, que acontece na Secretaria de Cultura, há dois artistas convidados, Anna Costa e Silva e Rafa Éis.

E é Rafa Éis quem concebeu o Formas de Respirar, junto a Thais Ayomide, além de contar com a colaboração de Anna Costa e Silva, que ele descreve como “como uma ação que vincula roda de conversa, práticas de saúde mental e de arte, direcionando o olhar para a pandemia psicológica que se instaura na sociedade. Os encontros são um espaço de respiro, partilhando experiências e funcionando como dispositivo de escuta”. Ele é licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em processos artísticos contemporâneos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Para contribuir com o projeto, Rafa Éis chamou Diego Soares, psicólogo e artista visual, que trouxe sua experiência para promover conversas com os servidores. “Queremos partilhar um repertório para cuidar de nossa saúde mental e criar imagens, que registrem de forma poética nossas distintas e comuns formas de respirar”, completa Rafa Éis.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Funcionários públicos do Rio fazem arte e cuidam da saúde mental
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui