Fundação Biblioteca Nacional doa 30 mil livros para unidades prisionais

A distribuição dos livros será feita para unidades em todo o país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fundação Biblioteca Nacional (FBN) - Foto: Gov

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) anunciou a doação de 30 mil livros para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A distribuição dos livros será feita para unidades prisionais em todo o país. O anúncio foi feito na manhã desta última segunda-feira (04/11) pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, durante a 5ª Jornada de Leitura no Cárcere.

A FBN é parceira do CNJ e da Secretaria Nacional de Políticas Penais no “Prêmio A Saída é Pela Leitura”, que reconhece os estados que mais ampliaram os índices de remição de penas por meio da leitura. Os vencedores deste ano foram Piauí, Sergipe e Pará. Como parte da premiação, cada um desses estados receberá um lote de 250 livros da Biblioteca Nacional, destinados às escolas e bibliotecas prisionais.

O presidente Marco Lucchesi continua sua agenda de visitas a unidades prisionais, efetuando doações de publicações editadas pela FBN. Aqui no Rio, em 2024, já foram doados livros para o Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica (200 livros), Presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão (490 livros) e Colégio Estadual Roberto Burle Marx, em Guaratiba (500 livros). Os títulos abrangem temas diversos como história, iconografia, ensaios e poesia, entre outros.

“A literatura é patrimônio da liberdade. A Biblioteca Nacional está preparando a doação de 30 mil livros para o Conselho Nacional de Justiça. O CNJ será responsável pela distribuição dos livros editados pela FBN para as bibliotecas das escolas prisionais de todo o Brasil. Uma atitude solidária que responde aos desafios de nosso país e ao protocolo firmado entre as nossas instituições. Mais livros. Mais liberdade. Mais democracia”, afirma Lucchesi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fundação Biblioteca Nacional doa 30 mil livros para unidades prisionais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui