Fundição Progresso recebe ocupação artística Ibá

Casa de shows irá promover encontro do público com os artistas Ismael David, Daiane Lúcio e Rona

Entre os dias 7 e 8 de julho a Fundição Progresso vai receber a Ocupação Artística IBÁ. Os artistas Daiane Lúcio, Ismael David e Rona levam ao espaço diferentes manifestações a partir de linguagens diversas com seus trabalhos, vivências e olhares, tendo a possibilidade de dialogar com a história do espaço e sua estrutura, compartilhando o mesmo chão. Os três estarão disponíveis para receber visitantes e fazer encontros com interessados de terça a sexta-feira das 13 às 19h. A visitação é gratuita.

Ibá significa assentamento. Passaremos certeiros. Caminhos abertos.Ocupar esse lugar que historicamente foi uma fundição, espaço de construção por essência, evoca uma energia de criação e potencializa a experimentação em um outro território forjando novas histórias”, dizem os artistas.

Sobre Daiane Lúcio:

Natural de Sorocaba, parte moradora do centro de são paulo e parte viajante pelo brasil – com sonhos de desbravar o mundo. O reencontro com a pintura aconteceu no primeiro momento da pandemia, quando revisitou diários escritos na infância e adolescência, resgatando sentimentos e passagens que se deslocaram na necessidade de serem compreendidos e ressignificados. Suas obras investigam e questionam a criança, a jovem e a adulta, navegando pelos universos do ser dentro de um imaginário de sociedade, família, reafirmação como mulher preta, ancestralidade, formação, relações e sentimentos. obras que celebram a travessia e a conquista de um território próprio dentro de si mesma. São registros de uma busca profunda pela autonomia e expansão, num processo de reconhecimento da autoestima, liberdade, cura e protagonismo. fazendo da arte sua principal ferramenta de contação de histórias e vivências, propõe figuras pessoais como conector às pluralidades de existência de cada um.

Sobre Ismael David:

Artista visual e professor de artes visuais graduado pela universidade do estado do Rio de Janeiro. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Realizou diversos cursos livres na escola de artes visuais do Parque Lage e participou do programa de fundamentação artística. Desenvolveu diversos trabalhos na área de arte educação em museus, centros culturais e Ongs. Atualmente trabalha sua ancestralidade africana e afro-brasileira desenvolvendo uma pesquisa teórico-prática sobre “processos” ancestrais e o “fazer” contemporâneo. Construiu um espaço dedicado a artes e debates, num Casarão na Lapa onde residiu a Pence coworking. Nesse lugar curou diversas exposições, espetáculos musicais e teatrais.

Sobre Rona:

Rona é um multi-artista, nascido e criado no Morro dos Pretos Forros na Boca do Mato, Lins, onde residiu o projeto gÁz (espaço de experimentação artística). Sua arte inventiva, expande para vários campos da arte como: pintura, desenho, teatro, performance, cinema, vídeo-arte entre outros. Artista residente do espaço Travessias, onde é situado seu ateliê. Estuda a arte à sua maneira, experimentando, improvisando e seguindo minha intuição. Estabelece diálogos quando em seus processos. Arte como ação: busca suas inspirações no cotidiano, no olhar, percepções, transformando tudo em arte com a verdade que recebe.

Serviço:
Ocupação Artística IBÁ

Artistas: Rona (@ronaartista), Daiane Lúcio (@dai_dai_dai), Ismael David (@mael_artista)
Período: Do dia 07/07 ao dia 07/08
Dias e horário de visitação e encontros com os artistas: De terça à sexta das 13h às 19hs
Abertura exposição: 07/07 às 19hs

Advertisement
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui