Moradores dos bairros do Jardim Botânico e do Horto, na Zona Sul do Rio, estão sem internet, telefone e TV a cabo, desde as primeiras horas desta quarta-feira (11/05), por conta do furto de cabos que tem ocorrido na região. Nas redes sociais, são diversos os relatos de internautas reclamando da ação dos criminosos, que muitas vezes acontecem quando eles utilizam uniformes das empresas prestadoras dos serviços para subtrair os fios.
Uma das postagens que mais chama atenção é de um usuário do facebook, relatando que o trecho da Rua Lineu de Paula Machado, entre o Jardim Botânico e Lagoa, teria tido sua fiação toda furtada.
“Roubaram pelo menos um quarteirão inteiro de cabos da Oi e da Claro na Lineu de Paula Machado. Estamos sem internet e TV. As operadoras repõem, mas os ladrões voltam, disfarçados de funcionários dessas operadoras e levam tudo de novo”, dizia a publicação.
O DIÁRIO DO RIO verificou que as operadoras citadas na denúncia do morador estão com equipes no local para restabelecer o sinal de internet e demais serviços. A Reportagem entrou em contato com as empresas pedindo que comentassem o fato de bandidos supostamente terem acesso aos uniformes das companhias, mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve retorno.
O que diz a polícia
Ao DIÁRIO DO RIO, a Polícia Militar informou que o comando da corporação determinou a intensificação do patrulhamento dinâmico em praticamente todas as regiões da capital, com objetivo de coibir práticas de furto.
A partir da última quinta-feira (05/05), policiais militares do Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento (GETEM) e Grupamento Tático de Ações Rápidas (GTAR) passaram a realizar policiamento em bairros da Zonas Norte e Oeste e reforçar as ações nas vias expressas – Avenida Brasil e linhas Amarela e Vermelha.
Ao longo da última semana, equipes que atuam nas Zonas Sul e Central da cidade, por exemplo, já realizaram cerca de 600 abordagens e apreenderam cerca de 200 objetos perfurocortantes – facas (a maioria), chaves de fenda, tesouras, alicates e punhais.
Vale ressaltar que é fundamental que moradores e comerciantes registrem as ocorrências de furtos na delegacia da Polícia Civil da área, apresentando o maior número de informações possíveis, inclusive vídeos, para colaborar com o trabalho de investigação.
Drama Nacional
A Conexis, entidade que representa operadoras como Claro, Oi, TIM e Vivo, divulgou um levantamento que 4,12 milhões de metros de cabos foram subtraídos no Brasil ao longo de 2021.