Furtos de celular, no Centro do Rio, registram aumento de 200%, segundo Instituto de Segurança Pública

Em 2022, de janeiro a agosto foram furtados 2.274 celulares - aumento de mais de 200% - em relação ao mesmo período de 2021, que registrou 638 furtos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedestres atravessam a rua no Centro do Rio • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Cada vez mais potentes e versáteis, os celulares são verdadeiros computadores que cabem na palma da mão, e como tal, custam uma pequena fortuna. Os aparelhos, por isso, tornaram-se as vedetes dos ladrões em toda a cidade do Rio de Janeiro. Um levantamento realizado pelo Instituto Segurança de Pública (ISP) verificou que o furto de celulares aumento em toda a cidade, especialmente no Centro do Rio.

Vias com grande adensamento de pessoas, como as avenidas Rio Branco e Presidente da Vargas são as preferidas para a atuação dos criminosos em especializados no furto de tais aparelhos. Em 2021, de janeiro a agosto, foram registrados 638 furtos de celular na região central da capital fluminense. Em 2022, no mesmo período, esse número mais que dobrou, foram 2.274 de celulares, um aumento de mais de 200%.

Os ladrões de celular atuam especialmente em sinais e pontos de ônibus, aproveitamento engarrafamentos para dar o bote nos desavisados: pedestres, pessoas dentro de carros ou ônibus. Para logo em seguida, esconder o aparelho dentro das roupas e sumir pelas ruas da cidade.

De acordo com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), somente em setembro, foram realizadas 63 prisões e 15 apreensões de menores de idade no Centro. Já os agentes do programa Segurança Presente prenderam 79 pessoas na Avenida Presidente Vargas, de janeiro a setembro deste ano. Segundo informações dos agentes do programa foram cumpridos 40 mandados de prisão, sendo 18 relacionados a furto, dez por roubo e oito por receptação. O Segurança Presente adiantou que que reforçou o patrulhamento na região.

Advertisement

As informações são da Veja Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Furtos de celular, no Centro do Rio, registram aumento de 200%, segundo Instituto de Segurança Pública
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui