O futebol do Rio de Janeiro já tem oito clubes confirmados na edição 2025 da Copa do Brasil: Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Boavista, Nova Iguaçu, Olaria e Portuguesa.
O Campeonato Carioca concede cinco vagas à Copa do Brasil: os quatro primeiros colocados da Taça Guanabara (classificação geral), que foram Flamengo, Nova Iguaçu, Vasco e Fluminense, além do campeão da Taça Rio (torneio simbólico com o 5º, 6º, 7º e 8º colocados), isto é, o Botafogo.
No entanto, como o Flamengo conquistou a Copa do Brasil 2024 e o Botafogo já garantiu a classificação à Conmebol Libertadores 2025 via Campeonato Brasileiro, ambos iniciarão suas respectivas jornadas na Copa do Brasil 2025 na 3ª fase do torneio, o que gera duas vagas a mais para o RJ, destinadas ao 6º e 7º colocados do Estadual, respectivamente Boavista e Portuguesa.
Por fim, a Copa Rio, competição que abrange os clubes considerados de menor expressão do estado, gera uma vaga para o Brasileirão Série D e uma para a Copa do Brasil. O Maricá, campeão do torneio deste ano, escolheu a última divisão da elite nacional, deixando a vaga da Copa do Brasil para o Olaria, vice-campeão.
Outra vaga?
Se o Vasco, atualmente na 9ª colocação no Brasileirão, com 43 pontos, se classificar à Pré-Libertadores, o futebol do RJ terá direito a mais uma vaga para a Copa do Brasil. Ela pertencerá ao Sampaio Corrêa, que terminou o Cariocão na 8ª posição.