Futebol via streaming é tendência no Brasil – e cariocas lideram

O streaming dos jogos está tornando o acesso ao futebol mais acessível, barato, e com maior qualidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de JESHOOTS.com

A tecnologia digital de streaming está transformando a indústria do entretenimento: gigantes como Netflix e HBO substituíram por completo o mundo do aluguel de filmes e séries, e a conveniência de carregar o catálogo inteiro no bolso e assistir quando quiser mudou os hábitos de consumo dos brasileiros. Essa revolução digital também está conquistando o mundo da música, onde o Spotify e Apple Music dominam e usam as redes 4G e Wi-Fi para reproduzir qualquer música, a qualquer momento.

Graças a tamanha aceitação do público e inovação, é claro que o esporte não ficaria de fora dessas mudanças. O streaming dos jogos está tornando o acesso ao futebol mais acessível, barato, e com maior qualidade. Agora, durante a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, o streaming promete desbancar até mesmo a televisão – e os cariocas estão liderando essa transformação no Brasil. Confira.

Streaming de futebol ao vivo

Entre os países que mais rapidamente adotaram o esporte online, o Brasil se destaca pelo grande número de torcedores e pelo aumento considerável da inclusão digital, e de acordo com dados publicados pela ExpressVPN, os torcedores do Vasco e Flamengo emplacam entre os quatro times mais consumidos através do streaming. Quanto aos outros esportes, é interessante destacar que o Rio de Janeiro dá preferência ao UFC, diferentemente dos vizinhos São Paulo e Minas Gerais que demonstraram preferência à Fórmula 1, ao menos nos canais digitais.

Mesmo com todo esse crescimento, alguns torcedores ainda se questionam sobre possíveis vantagens (e custos envolvidos) no consumo de futebol através da internet, e por isso, a Copa do Mundo de 2022 promete trazer as vantagens do streaming para a grande massa: a plataforma Globoplay, do grupo Globo, possui os direitos únicos de transmitir às partidas com a qualidade máxima possível – em resolução 4K. As operadoras de televisão à cabo ou sinal aberto serão limitadas a, no máximo, resolução full HD. Essa não é a única vantagem do streaming, já que aplicativos para smart TVs e smartphones permitem recursos interessantes como acompanhar duas partidas ao mesmo tempo, reproduzir o jogo em uma pequena janela (ao lado de um documento do trabalho ou noticiário, por exemplo) além de gravação e reprodução ao vivo de campeonatos estrangeiros como a UEFA Champions League – e para completar a vantagem, calcula-se que, em média, o custo mensal é menor do que os pacotes tradicionais de televisão pay per view.

Advertisement

Uma dica valiosa para quem deseja começar a consumir futebol e outros esportes pela internet, mas teme o investimento em uma smart TV graças aos custos elevados, é a possibilidade de converter qualquer televisão para smart: aparelhos disponíveis no mercado como o Google Chromecast e Amazon Fire Stick conectam-se via porta HDMI no televisor já existente, e oferecem o mesmo conjunto de aplicativos e transmissão ao vivo com alta performance e baixíssimo atraso. Com valores frequentemente abaixo dos R$ 400, estes dispositivos são uma ótima escolha para quem quer assistir na televisão, mas vale destacar que tablets e smartphones também são capazes de  oferecer uma boa experiência, principalmente nos ônibus, filas de bancos, e outras situações do cotidiano, em especial com a chegada das redes 5G que melhoram a qualidade do vídeo.

Influenciadores digitais

O fenômeno do futebol online não está limitado somente ao consumo das partidas, mas também no surgimento de influenciadores e personalidades capazes de renovar o jornalismo sobre o esporte, motivar o público, discutir notícias e acontecimentos e até mesmo converter torcedores de outras equipes.

E aqui temos outro exemplo de liderança nacional do Rio de Janeiro, já que o principal exemplo mundial dessa categoria é o grande streamer Casimiro Miguel, conhecido por suas lives ao vivo na plataforma Twitch. Apesar de sua diversificação com conteúdos variados, sua principal fonte de conteúdo – e sua origem – é acompanhar, comentar e discutir o futebol pela internet, servindo como exemplo da força da mídia digital: apesar de ter começado sua carreira com um programa de televisão, Casimiro atingiu sua fama através da internet, chegando a possuir autorização para transmitir jogos oficiais do Campeonato Carioca, partidas internacionais, e até jogos da seleção brasileira. Diversas premiações comprovam seu sucesso, rapidamente se tornando o canal da plataforma Twitch mais consumido no Brasil e um dos maiores do mundo.

Para muitos torcedores, em especial de gerações mais novas, assistir às partidas sob a lente de um influenciador digital que compartilha a imagem do jogo e adiciona seus comentários e reações ao vivo já se tornou a melhor forma de consumir o futebol, atraindo a atenção de patrocinadores e aumento o foco em melhorias tecnológicas para disponibilizar as imagens com menor atraso e maior qualidade.

O futebol online já está rapidamente dominando o universo do torcedor brasileiro, trazendo uma série de vantagens e novidades, e o Rio de Janeiro tem o potencial de se tornar o maior proponente do consumo online de esportes no Brasil. Agora, a Copa do Mundo de 2022 promete ser o verdadeiro teste do sucesso do futebol via streaming para todos os torcedores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Futebol via streaming é tendência no Brasil - e cariocas lideram
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui