Futebol via streaming é tendência no Brasil – e cariocas lideram

O streaming dos jogos está tornando o acesso ao futebol mais acessível, barato, e com maior qualidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de JESHOOTS.com

A tecnologia digital de streaming está transformando a indústria do entretenimento: gigantes como Netflix e HBO substituíram por completo o mundo do aluguel de filmes e séries, e a conveniência de carregar o catálogo inteiro no bolso e assistir quando quiser mudou os hábitos de consumo dos brasileiros. Essa revolução digital também está conquistando o mundo da música, onde o Spotify e Apple Music dominam e usam as redes 4G e Wi-Fi para reproduzir qualquer música, a qualquer momento.

Graças a tamanha aceitação do público e inovação, é claro que o esporte não ficaria de fora dessas mudanças. O streaming dos jogos está tornando o acesso ao futebol mais acessível, barato, e com maior qualidade. Agora, durante a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, o streaming promete desbancar até mesmo a televisão – e os cariocas estão liderando essa transformação no Brasil. Confira.

Streaming de futebol ao vivo

Entre os países que mais rapidamente adotaram o esporte online, o Brasil se destaca pelo grande número de torcedores e pelo aumento considerável da inclusão digital, e de acordo com dados publicados pela ExpressVPN, os torcedores do Vasco e Flamengo emplacam entre os quatro times mais consumidos através do streaming. Quanto aos outros esportes, é interessante destacar que o Rio de Janeiro dá preferência ao UFC, diferentemente dos vizinhos São Paulo e Minas Gerais que demonstraram preferência à Fórmula 1, ao menos nos canais digitais.

Advertisement

Mesmo com todo esse crescimento, alguns torcedores ainda se questionam sobre possíveis vantagens (e custos envolvidos) no consumo de futebol através da internet, e por isso, a Copa do Mundo de 2022 promete trazer as vantagens do streaming para a grande massa: a plataforma Globoplay, do grupo Globo, possui os direitos únicos de transmitir às partidas com a qualidade máxima possível – em resolução 4K. As operadoras de televisão à cabo ou sinal aberto serão limitadas a, no máximo, resolução full HD. Essa não é a única vantagem do streaming, já que aplicativos para smart TVs e smartphones permitem recursos interessantes como acompanhar duas partidas ao mesmo tempo, reproduzir o jogo em uma pequena janela (ao lado de um documento do trabalho ou noticiário, por exemplo) além de gravação e reprodução ao vivo de campeonatos estrangeiros como a UEFA Champions League – e para completar a vantagem, calcula-se que, em média, o custo mensal é menor do que os pacotes tradicionais de televisão pay per view.

Uma dica valiosa para quem deseja começar a consumir futebol e outros esportes pela internet, mas teme o investimento em uma smart TV graças aos custos elevados, é a possibilidade de converter qualquer televisão para smart: aparelhos disponíveis no mercado como o Google Chromecast e Amazon Fire Stick conectam-se via porta HDMI no televisor já existente, e oferecem o mesmo conjunto de aplicativos e transmissão ao vivo com alta performance e baixíssimo atraso. Com valores frequentemente abaixo dos R$ 400, estes dispositivos são uma ótima escolha para quem quer assistir na televisão, mas vale destacar que tablets e smartphones também são capazes de  oferecer uma boa experiência, principalmente nos ônibus, filas de bancos, e outras situações do cotidiano, em especial com a chegada das redes 5G que melhoram a qualidade do vídeo.

Influenciadores digitais

O fenômeno do futebol online não está limitado somente ao consumo das partidas, mas também no surgimento de influenciadores e personalidades capazes de renovar o jornalismo sobre o esporte, motivar o público, discutir notícias e acontecimentos e até mesmo converter torcedores de outras equipes.

E aqui temos outro exemplo de liderança nacional do Rio de Janeiro, já que o principal exemplo mundial dessa categoria é o grande streamer Casimiro Miguel, conhecido por suas lives ao vivo na plataforma Twitch. Apesar de sua diversificação com conteúdos variados, sua principal fonte de conteúdo – e sua origem – é acompanhar, comentar e discutir o futebol pela internet, servindo como exemplo da força da mídia digital: apesar de ter começado sua carreira com um programa de televisão, Casimiro atingiu sua fama através da internet, chegando a possuir autorização para transmitir jogos oficiais do Campeonato Carioca, partidas internacionais, e até jogos da seleção brasileira. Diversas premiações comprovam seu sucesso, rapidamente se tornando o canal da plataforma Twitch mais consumido no Brasil e um dos maiores do mundo.

Para muitos torcedores, em especial de gerações mais novas, assistir às partidas sob a lente de um influenciador digital que compartilha a imagem do jogo e adiciona seus comentários e reações ao vivo já se tornou a melhor forma de consumir o futebol, atraindo a atenção de patrocinadores e aumento o foco em melhorias tecnológicas para disponibilizar as imagens com menor atraso e maior qualidade.

O futebol online já está rapidamente dominando o universo do torcedor brasileiro, trazendo uma série de vantagens e novidades, e o Rio de Janeiro tem o potencial de se tornar o maior proponente do consumo online de esportes no Brasil. Agora, a Copa do Mundo de 2022 promete ser o verdadeiro teste do sucesso do futebol via streaming para todos os torcedores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Futebol via streaming é tendência no Brasil - e cariocas lideram
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui