Está certo que o futebol é o esporte mais popular do Brasil e, por conseguinte, também é no Rio de Janeiro. Uma prova disso é que, juntos, os quatro principais clubes cariocas têm quase 50 milhões de torcedores.
A paixão pelo futebol e também pelos esportes de praia no Rio é tão grande que isso acabou por originar o futevôlei que começou como uma braincadeira entre amigos na praia de Copacabana, na década de 1960, quando jovens que costumavam jogar vôlei de praia junto a um grupo de jogadores de futebol que também frequentavam a praia, decidiram misturar os dois esportes e criaram o futevôlei. Na verdade, o esporte surgiu como uma forma de burlar uma regra que proibia esportes que não tivessem uso de rede e um espaço delimitado nas praias. Foi a alternativa encontrada pelos amantes de futebol para jogar na praia. O primeiro jogo oficial de futevôlei ocorreu em 1965, no Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana.
O futevôlei é um esporte tipicamente brasileiro que une as pessoas, aproxima, gera competitividade e rapidamente caiu no gosto dos cariocas, depois se espalhando pelo Brasil e pelo mundo, chegando a Estados Unidos, Europa e Ásia. Em 1986, foi criada a Federação Internacional de Futevôlei (FIFV), que atualmente conta com mais de 40 países filiados.
O esporte tem tudo para se tornar ainda mais profissional e continuar ganhando adeptos por onde passa. Atualmente, existem esforços para que o esporte se torne modalidade olímpica. Além disso, já ocorre uma aproximação entre os grupos organizadores do futevôlei e os sites de apostas esportivas, como o Apostagolos, onde futuramente o esporte poderá aparecer também.
O futevôlei é esporte com a cara do Rio
O Rio de Janeiro é considerado o berço do futevôlei, e é onde se encontram os principais jogadores e campeonatos da modalidade. O esporte é muito popular nas praias da cidade, como Copacabana, Ipanema e Leblon.
Alguns dos principais jogadores de futevôlei do mundo são do Rio de Janeiro, como Renan, Anderson Águia, Tatá e Vinícius. A cidade também é sede de importantes campeonatos de futevôlei, como o Circuito Brasileiro de Futevôlei e o Mundial de Futevôlei.
Além disso, o futevôlei está presente em diversas culturas cariocas, como nas músicas, filmes e novelas. A modalidade se tornou um símbolo do estilo de vida descontraído e praiano do Rio de Janeiro.
A cada dia que passa, surgem mais e mais locais para prática de futevôlei em todo país. De acordo com um levantamento da World Footvolley em 2021, já são mais de 500 CTs distribuídos pelos 26 estados brasileiros
Ao longo da orla carioca, já podemos encontrar diversos locais para prática da modalidade:
COPACABANA – CT Futevôlei Copacabana
Av. Atlântica (altura Rua Figueiredo Magalhães)
Instagram: @CTFutevoleiCopacabana
LEME – Arena Futevôlei Leme
Av. Atlântica (altura Rua Anchieta)
Instagram: @ArenaFutevoleiLeme
IPANEMA – Footvolley Club
Av. Vieira Souto (altura Posto 9)
Instagram: @FootvolleyClubRio
LEBLON – Black Futevôlei
Av. Delfim Moreira (altura Rua Cupertino Durão)
Instagram: @BlackFutevolei
FLAMENGO – Futevôlei Flamengo
Av. Infante Dom Henrique (entre Posto 2 e 3)
Instagram: @FutevoleiFlamengo
BOTAFOGO – Futevôlei Enseada
Av. das Nações Unidas (altura Rua Visconde de Ouro Preto)
Instagram: @FutevoleiEnseada
BARRA DA TIJUCA – PRO SPORT
Av Lúcio Costa (altura Posto 5)
Instagram: @ProSportRJ
RECREIO – CT Marquezine
Av. Paulo Tapajós (altura Rua Zelio Valverde)
Instagram: @CTMarquezineTeam
Principais regras do futevôlei
Toques na bola
Cada dupla pode dar um, dois ou três toques na bola, no máximo, antes de passar para o lado adversário. O mesmo jogador não pode tocar na bola mais de uma vez em seguida. Se os dois jogadores da dupla tocarem a bola ao mesmo tempo, são considerados 2 toques.
Tocar na rede
Não é permitido tocar na rede. Caso aconteça, é ponto da dupla adversária.
Bola no braço
Assim como no futebol, se a bola bater no braço, é considerado mão e quem bateu na bola perde o ponto.
Bola por fora da rede
É considerado erro quando a bola passa para o lado adversário da quadra por fora da rede. Quem rebateu a bola perde o ponto.
Bola fora
A bola só é considerada fora quando ultrapassa totalmente a linha de marcação. Se a bola cair 99% fora, e 1% encostada na linha, é bola dentro.
Estrutura da quadra
O futevôlei utiliza a mesma quadra do vôlei de praia com 18m de comprimento e 9m de largura. A rede fica posicionada na metade da quadra e tem uma altura de 2,20m (para homens) e 2,00m (para mulheres)
Sets e pontos no futevôlei
O jogo de futevôlei é disputado em 1 set único, onde vence quem faz 18 pontos, ou em melhor de 3 sets, sendo necessário fazer 15 pontos para ganhar cada set.
A dupla deve ter no mínimo 2 pontos a mais que seus adversários para vencer um set.
Mudança de lados
Normalmente, a mudança de lados dos jogadores na quadra deve ser feita a cada 6 pontos nos sets de 18, e a cada 5 nos sets de 15 pontos.
Saque
O saque no futevôlei deve ser realizado atrás da linha de fundo, com a bola no chão e tocando-a com os pés. Caso o sacador pise na linha, saque na rede, ou para fora, é considerado ponto para o adversário.