Futevôlei é um dos esportes mais populares do Rio de Janeiro

O futevôlei, um esporte tipicamente carioca, está se profissionalizando e term esforços para que se torne uma modalidade olímpica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Está certo que o futebol é o esporte mais popular do Brasil e, por conseguinte, também é no Rio de Janeiro. Uma prova disso é que, juntos, os quatro principais clubes cariocas têm quase 50 milhões de torcedores.

A paixão pelo futebol e também pelos esportes de praia no Rio é tão grande que isso acabou por originar o futevôlei que começou como uma braincadeira entre amigos na praia de Copacabana, na década de 1960, quando jovens que costumavam jogar vôlei de praia junto a um grupo de jogadores de futebol que também frequentavam a praia, decidiram misturar os dois esportes e criaram o futevôlei. Na verdade, o esporte surgiu como uma forma de burlar uma regra que proibia esportes que não tivessem uso de rede e um espaço delimitado nas praias. Foi a alternativa encontrada pelos amantes de futebol para jogar na praia. O primeiro jogo oficial de futevôlei ocorreu em 1965, no Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana.

O futevôlei é um esporte tipicamente brasileiro que une as pessoas, aproxima, gera competitividade e rapidamente caiu no gosto dos cariocas, depois se espalhando pelo Brasil e pelo mundo, chegando a Estados Unidos, Europa e Ásia. Em 1986, foi criada a Federação Internacional de Futevôlei (FIFV), que atualmente conta com mais de 40 países filiados.

O esporte tem tudo para se tornar ainda mais profissional e continuar ganhando adeptos por onde passa. Atualmente, existem esforços para que o esporte se torne modalidade olímpica. Além disso, já ocorre uma aproximação entre os grupos organizadores do futevôlei e os sites de apostas esportivas, como o Apostagolos, onde futuramente o esporte poderá aparecer também.

Advertisement

O futevôlei é esporte com a cara do Rio

Futevolei no Rio de Janeiro 1 Futevôlei é um dos esportes mais populares do Rio de Janeiro
Pedro Kirilos/Riotur

O Rio de Janeiro é considerado o berço do futevôlei, e é onde se encontram os principais jogadores e campeonatos da modalidade. O esporte é muito popular nas praias da cidade, como Copacabana, Ipanema e Leblon.

Alguns dos principais jogadores de futevôlei do mundo são do Rio de Janeiro, como Renan, Anderson Águia, Tatá e Vinícius. A cidade também é sede de importantes campeonatos de futevôlei, como o Circuito Brasileiro de Futevôlei e o Mundial de Futevôlei.

Além disso, o futevôlei está presente em diversas culturas cariocas, como nas músicas, filmes e novelas. A modalidade se tornou um símbolo do estilo de vida descontraído e praiano do Rio de Janeiro.

A cada dia que passa, surgem mais e mais locais para prática de futevôlei em todo país. De acordo com um levantamento da World Footvolley em 2021, já são mais de 500 CTs distribuídos pelos 26 estados brasileiros

Ao longo da orla carioca, já podemos encontrar diversos locais para prática da modalidade:

COPACABANA – CT Futevôlei Copacabana
Av. Atlântica (altura Rua Figueiredo Magalhães)
Instagram: @CTFutevoleiCopacabana

LEME – Arena Futevôlei Leme
Av. Atlântica (altura Rua Anchieta)
Instagram: @ArenaFutevoleiLeme

IPANEMA – Footvolley Club
Av. Vieira Souto (altura Posto 9)
Instagram: @FootvolleyClubRio

LEBLON – Black Futevôlei
Av. Delfim Moreira (altura Rua Cupertino Durão)
Instagram: @BlackFutevolei

FLAMENGO – Futevôlei Flamengo
Av. Infante Dom Henrique (entre Posto 2 e 3)
Instagram: @FutevoleiFlamengo

BOTAFOGO – Futevôlei Enseada
Av. das Nações Unidas (altura Rua Visconde de Ouro Preto)
Instagram: @FutevoleiEnseada

BARRA DA TIJUCA – PRO SPORT
Av Lúcio Costa (altura Posto 5)
Instagram: @ProSportRJ

RECREIO – CT Marquezine
Av. Paulo Tapajós (altura Rua Zelio Valverde)
Instagram: @CTMarquezineTeam

Principais regras do futevôlei

Toques na bola

Cada dupla pode dar um, dois ou três toques na bola, no máximo, antes de passar para o lado adversário. O mesmo jogador não pode tocar na bola mais de uma vez em seguida. Se os dois jogadores da dupla tocarem a bola ao mesmo tempo, são considerados 2 toques.

Tocar na rede

Não é permitido tocar na rede. Caso aconteça, é ponto da dupla adversária.

Bola no braço

Assim como no futebol, se a bola bater no braço, é considerado mão e quem bateu na bola perde o ponto.

Bola por fora da rede

É considerado erro quando a bola passa para o lado adversário da quadra por fora da rede. Quem rebateu a bola perde o ponto.

Bola fora

A bola só é considerada fora quando ultrapassa totalmente a linha de marcação. Se a bola cair 99% fora, e 1% encostada na linha, é bola dentro.

Estrutura da quadra

O futevôlei utiliza a mesma quadra do vôlei de praia com 18m de comprimento e 9m de largura. A rede fica posicionada na metade da quadra e tem uma altura de 2,20m (para homens) e 2,00m (para mulheres)

Sets e pontos no futevôlei

O jogo de futevôlei é disputado em 1 set único, onde vence quem faz 18 pontos, ou em melhor de 3 sets, sendo necessário fazer 15 pontos para ganhar cada set.

A dupla deve ter no mínimo 2 pontos a mais que seus adversários para vencer um set.

Mudança de lados

Normalmente, a mudança de lados dos jogadores na quadra deve ser feita a cada 6 pontos nos sets de 18, e a cada 5 nos sets de 15 pontos.

Saque

O saque no futevôlei deve ser realizado atrás da linha de fundo, com a bola no chão e tocando-a com os pés. Caso o sacador pise na linha, saque na rede, ou para fora, é considerado ponto para o adversário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Futevôlei é um dos esportes mais populares do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui