Futura sede do TRE fica totalmente pronta em outubro

O endereço fica esquina com a Rua da Quitanda com Rio Branco e já abrigou o antigo Banco Alemão Transatlântico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Mesmo com as obras em pleno vapor, o charmoso prédio no número 42 da Rua da Alfândega, no Centro do Rio, só deve abrigar a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), por completo, a partir de outubro. Já em março, o espaço volta a reabrir para o funcionamento do Tribunal. O endereço fica esquina com a Rua da Quitanda e já abrigou o antigo Banco Alemão Transatlântico e a recém-fechada Escola de Cinema Darcy Ribeiro. A edificação segue coberta com a capa de proteção da construtora.

No passado, a região era um polo dos tradicionais bancos estrangeiros, em especial, os europeus, como o Banco Francês e Italiano para a América do Sul, onde há a unidade Centro da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O trecho nada lembra com a parte da Alfândega mais popular, que começa a desconfigurar a partir da Avenida Rio Branco.

O Banco Alemão Transatlântico era uma subsidiária do Deutscher Bank, que atuava nas Américas Central e do Sul e chegou ao Brasil em 1911. Mas, a sede do Centro do Rio foi inaugurada em 1926, em um projeto arquitetônico como poucos edifícios cariocas já foram. De acordo com o blog “O Rio que o Rio não vê”, havia referência de mitologia grega, cultura muito admirada pelos alemães e que está presente no Portal de Brandemburgo, em Berlim. “Acima da entrada principal, posicionada em chanfro na esquina (…) baixos-relevos em cantaria mostram Mercúrio e seu capacete alado ladeados por caravela e navio mercante, todos estilizados à maneira déco”, descreve o portal.

Brasões do Brasil e dos demais países onde estava presente o Banco Alemão Transatlântico também ornamentavam as fachadas laterais, como Argentina, Chile, Peru. Bolívia e Uruguai, Mercúrio, por sua vez, era cercado por ferramentas como martelo, engrenagem, foice, espiga, espada, balança e três abelhas, uma homenagem às atividades comerciais, industriais e agrícolas do banco, ainda segundo o portal. “As abelhas remetem ainda às ninfas Thriae, que segundo algumas interpretações da mitologia grega possuíam a habilidade de enxergar o futuro e interpretar os sinais da natureza, como fazem as abelhas e como se espera de bancos e companhias seguradoras”, completa o texto.

Advertisement

Por mais antigo, o tombamento foi feito apenas em 2012, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e sediou a Secretaria Estadual da Fazenda, que hoje se encontra na Presidente Vargas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Futura sede do TRE fica totalmente pronta em outubro
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui