‘Futuros – Arte e Tecnologia’ promove debate sobre multiplicidade artística do carnaval com convidados especiais

O encontro, aberto ao público, está agendado para a próxima quarta-feira (29/11) e contará com a presença de artistas e carnavalescos representantes da Grande Rio, Mangueira e Viradouro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marco Antonio Teixeira/Riotur

O Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, na Zona Sul do Rio, se prepara para receber um debate instigante sobre o carnaval e os desfiles das escolas de samba. O evento “Uma Obra de Arte Total? As Múltiplas Linguagens de Uma Escola de Samba” promete mergulhar na complexa interdisciplinaridade que compõe o espetáculo carnavalesco e está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (29/11), às 19h.

O debate, aberto ao público, será um fórum de discussão com a presença de pesquisadores e artistas que atuam nos diversos segmentos do universo carnavalesco. A intenção é abordar a questão de se os desfiles das escolas de samba podem ser considerados obras de arte completas, reunindo competências musicais, visuais, coreográficas, cênicas, literárias, entre outras.

Os desfiles são muito mais do que simples eventos midiáticos, eles representam apresentações artísticas únicas no mundo, capazes de unir múltiplas linguagens artísticas. E para participar do evento, basta garantir o ingresso gratuito pelo site do Sympla.

O evento contará com a liderança de um grupo diversificado de profissionais, que inclui:

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

  • Izak Dahora – ator e pesquisador, autor do livro “Arte Total Brasileira – A Teatralidade do ‘Maior Show da Terra”
  • Fabrício Machado – também conhecido como Mestre Fafá, músico e mestre de bateria da Grande Rio
  • Priscilla Mota – coreógrafa e bailarina da comissão de frente da Viradouro
  • Guilherme Estevão – artista e carnavalesco da Mangueira
  • Leonardo Antan – escritor e mediador do encontro

A curadoria foi realizada pelo Festival Novas Frequências.

O gerente de cultura do Oi Futuro, Victor D’Almeida, destaca: “O carnaval brasileiro é uma das maiores e mais importantes expressões populares do mundo, que atravessa diversas linguagens artísticas e atinge milhões de pessoas todos os anos. O Futuros – Arte e Tecnologia tem orgulho em receber este encontro sobre um tema que muito dialoga com a proposta do centro cultural, envolvendo arte, cultura e a manifestação do povo brasileiro.”

O evento tem o apoio do Oi Futuro e o patrocínio da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Ele integra a programação do Vem, Futuro! um projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia e gestão cultural do Oi Futuro.

Os patrocinadores do Vem, Futuro! incluem a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Futuros - Arte e Tecnologia' promove debate sobre multiplicidade artística do carnaval com convidados especiais

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 'Futuros - Arte e Tecnologia' promove debate sobre multiplicidade artística do carnaval com convidados especiais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui