De acordo com a prefeitura do Rio, cerca de 200 mil pessoas participarão de atividades relacionadas ao G20 na cidade. O dado consta do caderno G20 em Dados. A concessionária RIOgaleão projeta que, entre esta quinta (14/11) e o feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, passarão pelos seus terminais, chegando ou saindo da cidade, 326 mil passageiros, um aumento de 68% na comparação com o mesmo período do ano passado. A comparação impressiona: os números equivalem a 22% a mais de passageiros em relação ao carnaval deste ano e 11,7% a mais que o registrado no réveillon.
Um levantamento feito pelo Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio (HotéisRIO) mostra que a ocupação dos hotéis da cidade ficará na casa de 80% entre esta sexta e a próxima terça-feira, último dia do G20. Em Ipanema e no Leblon, na Zona Sul, a taxa é ainda maior: 90,7%. Já nos estabelecimentos que ostentam cinco estrelas e nos que receberão as principais comitivas estrangeiras, esse percentual passa dos 95%.
Além do movimento para o G20, a fundação privada Visit Rio detectou também um movimento intenso de saída de cariocas da cidade. Os destinos buscados são muitos, mas a entidade verificou que o interior do estado está entre os principais. Em Búzios, um dos principais polos turísticos do estado, a expectativa é que a taxa de ocupação dos hotéis ultrapasse os 90%.
A movimentação na Rodoviária do Rio também reflete os efeitos do período de folga prolongada aliado ao G20. São esperados 274.543 viajantes chegando e partindo de hoje até o dia 21. O movimento é 10% maior que o considerado normal para esta época do ano. Além da Região dos Lagos, a concessionária que administra o terminal aponta a Costa Verde (Angra e Paraty), o Vale do Café (Mendes, Vassouras, Barra do Piraí e Miguel Pereira) e a Região Serrana (Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis) como principais destinos, além de São Paulo e Minas Gerais.