O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, registrou a chegada de mais de 473 mil visitantes estrangeiros nos dois primeiros meses do ano. Segundo a RIOgaleão, concessionária que administra o terminal, esse é o maior fluxo histórico registrado para o período desde 1977.
Os dados divulgados pela administradora indicam 223.613 visitantes em janeiro e 249.713 em fevereiro, somando 473.326 turistas. O levantamento não inclui integralmente as chegadas para o Carnaval, que ocorreu em março.
Outro estudo, com base em informações da Polícia Federal e apresentado pelo poder estadual indica que, no total, 500 mil estrangeiros desembarcaram no Rio desde o início do ano.
Para Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo, o crescimento reflete a ampliação da promoção internacional, a desvalorização do real e a revitalização do Galeão. Ele também ressalta a atração de novas rotas aéreas.
“A RIOgaleão, em conjunto com a gente com outros entes de turismo, tem feito muitas ações para captar novas companhias aéreas e novos voos aqui para o Rio de Janeiro”, afirmou Tutuca em entrevista ao site G1.
Desde 2023, o Aeroporto do Galeão recebe novos voos dentro de um projeto de reestruturação do terminal e redução do fluxo no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.
De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil recebeu 6.621.795 turistas estrangeiros em 2024, um recorde na série histórica iniciada em 1970, segundo dados do governo federal.
O volume superou o de 2016, ano das Olimpíadas no Rio, e confirma a tendência de crescimento do setor desde o fim da pandemia. Para 2025, a meta é atingir 6,9 milhões de visitantes.
O poder estadual espera um crescimento de 20%, com a chegada de 1,8 milhão de turistas estrangeiros. No âmbito municipal, a projeção é de um aumento mínimo de 15%.