Galeria de arte a céu aberto: os postes quadros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerdea.

Rudson Na última sexta-feira a noite, estava transitando pela Rua Garcia D´Avila, esquina com a Barão da Torre, em Ipanema. Quando uma cena me chamou atenção. Um rapaz estava em cima de uma escada metálica junto a um poste, fazendo desenhos no mesmo.  Já tinha visto anteriormente dois postes que haviam se transformado em quadro em frente ao restaurante Via Sete na mesma rua. Particularmente acho uma idéia inovadora e sensacional.

Fiquei entusiasmado e voltei para pegar a câmera e registrar a obra de arte sendo feita. Parei para conversar com o rapaz, e acabei descobrindo que ele é artista plátisco. Rudson Costa é o nome deste artista de origem capixaba, mas que reside no bairro da Tijuca. Ele também me explicou que aqueles postes estavam se transformando em obras de arte graças ao apoio do Via 7.

Conversamos muito sobre essa idéia de transformar os postes de iluminação da cidade em quadros, o que transformaria o Rio é uma grande galeria a céu aberto, se somando a isso os quadros feitos pela nova geração de artista do grafite. O poste que o Rudson estava pintando naquela noite tinha motivos ecológicos, e tinha um significado todo especial já que estávamos na semana do meio ambiente.

Advertisement

Poste em frente ao Via Sete O artista me falou da sua satisfação de poder por toda a sua criatividade em prol da cidade. De está podendo colaborar com a mesma, através da transformação dos postes que antes só tinham a utilidade para iluminação, em algo, lúdico, que despertasse novas sensações nas pessoas.

Uma coisa que me chamou atenção na rua Garcia d´Avila que é considerada a rua das grandes grifes mais caras de Ipanema, foi a integração da arte com a rua. Aquele logradouro público certamente vai despertar boas sensações nas pessoas que visualizarem as pinturas, além de dar mais vida e um colorido todo especial. Um colírio para nossos olhos.

Nesta mesma rua, esquina com a rua Visconde de Pirajá, também há uma estátua em homenagem ao corneteiro, que participou da histórica Batalha de Pirajá.  A idéia de se transformar a rua, o espaço público em galeria de arte a céu aberto é algo que certamente deve ser valorizado pelos governos, empresas e pelo cidadão.

É uma grata satisfação transitar em um ambiente que lhe traz felicidade, sensações boas. Isso a arte é capaz de fazer. Levando o indivíduo do estado de tristeza ou de stress, para um estado de tranqüilidade.

Quando estávamos finalizando esta matéria chegou uma família de jornaleiros para apreciar o trabalho de Rudson. Os jornaleiros gostaram tanto daquela idéia que resolveram patrocinar a pintura de um poste próximo a banca de jornais deles.

postepuma Está aí uma idéia que com certeza pode se espalhar pela cidade, e será um sucesso. Nascida mais uma vez no coração artístico de Ipanema, e que mostra a vanguarda do bairro e da cidade para o Brasil e o mundo.

Assim que a pintura de todo os postes da rua estiver concluída. O Diário do Rio que está acompanhando o nascimento dessa mais nova obra de arte carioca. Trará as fotos de todos os postes em breve.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeria de arte a céu aberto: os postes quadros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui